sábado, 29 de maio de 2010

Quanto depende da Moody's?

O euro caiu ainda mais e as bolsas ao redor do mundo sofreram perdas ontem, depois de mais um rebaixamento de rating de crédito para a Espanha. A agência de risco Fitch Ratings rebaixou o risco soberano da Espanha do top AAA para AA+. No mês passado a Standard and Poor’s já havia rebaixado pela segunda vez, para AA, apenas a Moody’s, entre as três grandes agências de risco, mantém a Espanha em AAA.

Um rebaixamento significa que os juros devem ser mais altos para refinanciar a dívida espanhola e isso reduz o crescimento econômico do país.

O impacto de uma crise na Espanha no mundo e especialmente na Europa é bem maior que a crise grega. O PIB da Espanha é mais de 4 vezes o PIB da Grécia, apesar de a dívida de Espanha ser bem menor em relação ao seu PIB. A dívida espanhola representou 53,2 por cento do PIB no ano passado, enquanto que a da Grécia foi de 115,1 por cento em 2009.

Se a Moody’s também rebaixar poderá ser a pá de cal na economia espanhola e o Euro não ficará apenas faiscado. Quanto depende da Moody's, não é? União Européia, Euro, políticos, investimentos chineses, dólar, dívida americana...Alô, Moody's, segura aí!!!!

Mas quais poderão ser os próximos: Portugal (dívida 76,8% do PIB), Inglaterra (62,1%)?

Nenhum comentário: