quarta-feira, 25 de agosto de 2010

China - Uma nova URSS ainda mais forte?

O jornal The China Post disse hoje que a China está alertando seus vizinhos, Coréia do Sul e Vietnã, para que eles não se aproximem muito dos Estados Unidos. Pois os americanos não poderão socorrê-los se forem atacados, uma vez que está geograficamente muito longe e está em decadência econômica.

Tanto a Coréia do Sul como o Vietnã realizam exercícios militares conjuntos com os Estados Unidos.

Para a Coréia, a China alerta que as manobras militares com os americanos apenas reforçaria o medo na Coréia do Norte e a faria realizar mais ações de risco. Bom que se lembre que esses exercícios militares acontecem DEPOIS que a Coréia do Norte afundou um navio sul coreano matando 46 tripulantes. Então, a lógica chinesa parece brincadeira: se for atacado melhor não reagir pois isso faria seu inimigo atacá-lo mais. Essa lógica não tem registro histórico de sucesso entre países. O não revide só reforça a sensação de potência do agressor.

Quanto ao Vietnã, que também passou a realizar manobras militares com os americanos, a China foi ainda mais beligerante.

A porta-voz do ministério das relações exteriores da China, Jiang Yu, disse que "se a China e o Vietnã entrarem em guerra, nenhum navio de guerra de outro país poderia assegurar a segurança do Vietnã" ("Should China and Vietnam truly come into military clashes, no aircraft carrier of any country can ensure it to remain secure") e que Hanoi não deveria superestimar a capacidade do Tio Sam de proteger. ("Hanoi might well overestimate the capacity of Uncle Sam's protective umbrella”)

A China também ressalta que os Estados Unidos estao em guerra no Afeganistão e no Iraque, e enfrenta uma forte crise financeira.

Poderia lembrar também que a China é o maior credor dos Estados Unidos. Uma coisa que a ex-URSS nunca foi. Hoje, o PIB russo é menor do que o do Brasil, o da China é o segundo maior do mundo.

Será que a China está abandonando a política de boa vizinhança para mostrar que manda na região?

Se quiserem ver o original, cliquem em:

http://www.chinapost.com.tw/commentary/the-china-post/frank-ching/2010/08/25/270009/China-warns.htm

Nenhum comentário: