sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Dia de Rússia

Não estamos mais na Guerra Fria, mas hoje a Rússia dominou o noticiário americano e internacional.

O país resolveu que vai fornecer combustível para a primeira usina nuclear do Irã (usina de Bushehr), apesar do Irã ainda não ter provado que sua estratégia de uso da energia nuclear é apenas para fins pacíficos. Além disso, hoje foi anunciado que a administração Obama está comprando helicópteros da Rússia para combate no Afeganistão ao invés de privilegiar a produção doméstica.

A fábrica de helicópteros americana Sikorsky protestou formalmente no Comando de Sistemas Aéreos Navais dos Estados Unidos (Navair) contra a compra de 21 helicópteros de ataque russos para uso no Afeganistão. A firma disse que os S-61 de sua produção são comparáveis aos Mi-17 russos. Especialistas disseram que os helicópteros são basicamente semelhantes. O Comando justificou dizendo que os pilotos afegãos tinham mais familiaridade com os russos.

Em todo caso, as duas notícias não ajudam Obama.

Hoje também eu li sobre uma pesquisa acerca da popularidade de Vladimir Putin. A pesquisa também avaliou o que os russos mais gostam em Putin.

Putin se tornou presidente russo em 2000 e cumpriu mandato até 2008, quando passou a presidência para Dmitri Medvedev, mas assumiu como primeiro-ministro. Todos reconhecem que é Putin quem manda no país ainda.

A popularidade de Putin está em alta, 59%, mas em queda, era 63% no ano passado. Os russos, na pesquisa, mostram que gostam de Putin principalmente porque ele aumentou o status da Rússia mundialmente, mas também avaliam que ele não derrotou nem a corrupção, nem o poder dos milionários russos.

Um fato bem interessante na pesquisa que destaco é que apenas 3% dos russos se preocupam com fato de Putin ter deteriorado a democracia do país, ao reduzir a liberdade de imprensa e tentar destruir a oposição.

Pela pesquisa, parece que os russos sentem saudade da força que o país tinha na Guerra Fria e não se preocupam com questões relativas ao estado de direito (corrupção, liberdade).

Se formos olhar o país economicamente, a Rússia não mete medo. Considerando apenas o chamado BRIC (Brasil, Rússia, China e Índia), o PIB da Rússia de 2009 (1,22 trilhão de dólares) é o menor dos quatro países, apesar de que a expectativa é de que supere a Índia neste ano. A China tem o maior PIB (4,90 trilhões de dólares, só perde para os Estados Unidos e Japão). O Brasil vem em seguida (1,57 trilhão) e depois a Índia (1,23 trilhão). Mas militarmente a Rússia é ainda muito forte, pois possui o segundo maior número de ogivas nucleares, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Nenhum comentário: