terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mau Agouro Hindenburg


Na semana passada, a ocorrência da sexta-feira 13 veio junto do Mau Agouro Hindenburg (Hindenburg Omen). Realmente não é uma boa junção de fatos.

O Hindenburg Omen é uma combinação de fatores financeiros que ocorrem na bolsa norte-americana de Nova Iorque, como um prenúncio para crash na bolsa (queda abrupta nos valores das ações). Os fatores indicados pelo Hindenburg Omen ocorreram em todos os crashes na bolsa desde 1987. Mas, felizmente, nem toda vez que ocorreram os fatores houve crashes. Analistas de mercado dizem que em 25% das chances que houve o Hindenburg Omen ocorreu crash.

O nome do fenômeno remete a um acidente ocorrido em Nova Jersey em 1937 com o dirigível nazista Hindenburg, quando 35 pessoas morreram. A foto acima mostra o momento do acidente.

O Hindenburg Omen foi criado em 1995 pelo matemático cego James Hikka e usa dados estatísticos que observam a ocorrência das últimas novas baixas e novas altas nas últimas 52 semanas, além de outros critérios. O prazo para o crash depois do Hindenburg Omen é de 40 dias. O site da Wikipedia oferece todos os fatores para que se registre um Hindenburg Omen (http://en.wikipedia.org/wiki/Hindenburg_Omen).

O Jornal Wall Street Journal entrevistou Mikka no sábado. Ele disse que não sabe se é uma boa hora para salvar o mercado e concluiu usando bastante humor: “Eu estarei dançando próximo da porta”. (I'll be dancing close to the door).

As medidas econômicas do Obama não estão surtindo efeito e as reações disso atingirão o mundo. Um crash na bolsa de Nova Iorque é um crash internacional. O Hindenburg Omen é um mau agouro para todos.

Nenhum comentário: