segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Neo e Velho Ateísmos


Constantemente, o biólogo Richard Dawkins fala muito mais de religião do que de sua especialidade. Especialmente depois que publicou um livro chamado “Deus, um Delírio” e depois de aparecer aprovando a campanha mostrada na foto acima, que defende que Deus não existe.

A frase no ônibus diz: “Deus Provavelmente Não Existe. Então, Pare de se Preocupar e Aproveite a Vida”.

Dawkins é considerado um membro do chamado neo-ateísmo, mas os problemas do velho ateísmo continuam. Por exemplo:

1) Como justificar que a religião é parte de qualquer civilização na história;

2) Como definir a moralidade humana sem Deus;

3) Se não há moral a ser seguida, de que forma deve ser “aproveitada a vida”;

4) Como justificar a grande evolução da humanidade com o advento do cristianismo;

5) Por que o efeito da retirada da religião nas civilizações resultou em milhões de mortes, como na revolução russa e na revolução francesa?

Além disso, Dawkins geralmente advoga que a religião só traz separação entre as pessoas, por isso deveria ser extinta. Mas, usando esse argumento, então, as pessoas não poderiam ser diferentes, todos teriam que ser atéias. Não poderiam "aproveitar a vida" de forma diferente.

Normalmente, Dawkins fica facilmente fragilizado no debate religioso. Tem de responder a muitas perguntas sobre as quais não tem a mínima formação teológica para defender. Por exemplo, ao ser perguntado se ele aprovaria o banimento do uso de burcas, como fez a França, Dawkins disse que não, pois ele é um liberal e, para ele, todos devem ter a liberdade de usar o que lhes apetece.

Os seus colegas ateus não gostaram. Pois, se é permitido usar a burca, por que não se pode usar um crucifixo ou seguir as orientações do Papa? Dawkins, por sinal, é contra a vinda do Papa para o Reino Unido no próximo mês de setembro.

Gerald Warner, que para mim tem o melhor blog do Reino Unido, o trata como uma piada. Eu o acho piada de péssimo gosto e perigosa. A escuridão é o que brota da ausência de Deus. É o homem sendo tratado como bicho. Aliás, Dawkins apóia o chamado Great Ape Project (Projeto do Grande Primata) que defende que os primatas devem ter os mesmos direitos legais e morais que os homens. Não riam, isso é sério. Tem muita gente no governo Obama, por exemplo, que defende isso. Ver Cass Sustein, por exemplo. Sem religião, muito da diferença entre homens e bichos desaparece mesmo.

Quem quiser ver uma amostra da fragilidade dos argumentos de Dawkins, sugiro William Craig. Pode-se ver Craig no youtube discutindo Dawkins em:
http://www.youtube.com/watch?v=rzJU5O7FNj4&feature=player_embedded

Nenhum comentário: