segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Como Não Fazer Campanha Pró-Mudança Climática

Na sexta-feira passada ocorreu uma campanha chamada 10:10 no Reino Unido que procurava incentivar o corte de 10% das emissões de carbono em diversas cidades. A campanha foi dirigida por Richard Curtis, diretor de filmes famosos como "Quatro Casamentos e um Funeral" e "Notting Hill"

O problema é que a campanha explodia crianças, adultos e treinadores de futebol que não consideravam que as emissões de carbono fossem problema para o planeta. Uma professora, um gerente e um técnico de futebol apertavam um botão e explodiam as pessoas. O mais alarmante foi a explosão de crianças na frente de outras crianças, com a professora sorrindo e continuando a aula.

A campanha teve que sair do ar no mesmo dia, devido a reação de milhares de pessoas indignadas com o excesso do que chamaram de eco-fanatismo. Nem os nazistas, realmente, foram tão cruéis a ponto de explodir crianças na frente de outras.

Os produtores, depois de ver o tremendo desastre de relações públicas, procuraram de todo jeito eliminar a campanha da internet. Eu até achei alguns vídeos que mantinham a campanha. Mas eles sempre podem ser excluídos. Para evitar colocar links que não existem mais, eu mostro aqui algumas imagens do vídeo. No primeiro, a professora aperta o botão para explodir as crianças e nos outros vejam a reação das crianças. Mesmo sendo filmagens, elas se assustam de forma perturbadora.






Quem quiser ler a respeito e ver a nota da campanha justificando a saída do ar, nada melhor do que James Delingpole do The Telegraph:
http://blogs.telegraph.co.uk/news/jamesdelingpole/100056586/eco-fascism-jumps-the-shark-massive-epic-fail/


Nenhum comentário: