quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Prêmio Sakharov - Guillermo Fariñas


A União Européia acaba de dar o prêmio Sakharov de direitos humanos para Guillermo Fariñas, dissidente cubano que está preso. Farinãs tem 48 anos, apesar de parecer muito mais velho na foto (dado os sofrimentos que atravessa). Foi preso pela primeira vez em 1995 por denunciar a corrupção nos hospitais cubanos e fez 23 greves de fomes em protesto contra o governo. É membro do partido ilegal Aliança Democrática de Cuba. Lula sofreu grande perda de prestígio internacional, quando visitou Cuba e não pediu pela libertação de Fariñas.

Interessante é o relato de Daniel Hannan, que é parlamentar inglês na União Européia, da cerimônia em que foi anunciado o nome de Fariñas. Ele diz como os comunistas se comportaram. Os comunistas consideraram que o prêmio era político.

Hannan mostra a hipocrisia comunista. E lembra como o mundo é estranho, ninguém quer ser do partido que foi Mussolini, mas ainda hoje há muita gente comunista, mesmo a história mostrando que os diversos regimes comunistas ceifaram mais vidas do que qualquer regime já visto no planeta. Basta lembrar de Stálin e Pol Pot, dois mestres em matanças. Sobre Cuba, o mundo usa a camisa de Che Guevara alegremente, quando ele matou e mandou matar dezenas de pessoas, muitas a sangue frio.

O pior é que o próprio prêmio lembra as atrocidades dos regimes comunistas. Andrei Sakharov foi um dissidente soviético que lutou pela paz e ganhou prêmio Nobel da Paz em 1975. Os russos não permitiram que ele deixasse o país para receber o prêmio.

Vale a pena, ler o texto de Hannan, ele também mostra um vídeo:


http://blogs.telegraph.co.uk/news/danielhannan/100060187/euro-communists-sulk-as-anti-castro-dissident-wins-human-rights-award-how-do-they-keep-getting-away-with-it/

Nenhum comentário: