quinta-feira, 25 de novembro de 2010

12 Respostas para Teologia do Dia-a-Dia (1a Parte)



Neste blog, eu digo que me concentrarei em escrever sobre política e economia internacional, mas quem me acompanha sabe que gosto também de escrever sobre teologia. A minha seleção de blogs que gosto de ler mostra isso também. Já cheguei aqui a citar vários escritores cristãos que admiro, mesmo não sendo católicos, como William Craig, de cujos livros recomendo a leitura

Ontem, eu vi  um texto muito interessante no site Inside Catholic. Gostaria de reproduzi-lo para os meus poucos, mas ótimos, leitores, com meus comentários e também usando os excelentes argumentos do site . O texto se chamada 12 Myths Every Catholic Should be Able to Answer (12 Mitos que Todo Católico Deveria Saber Responder).

Eu sempre escutei que política e religião não se deve discutir. E sempre achei isso de uma idiotice sem tamanho. Isso é a exaltação da lei do silêncio, da estupidez, da ignorância. Apesar disso, já tive o prazer de debater sobre religião em muitos bares com amigos. Este texto, do Inside Catholic, é interessante porque muito do que ele discute, você certamente já ouviu alguém dizer.

Vou apresentar os mitos em duas partes. Amanhã, eu completo. Aqui vão os primeiros 6 Mitos:

1. "Não há esse negócio de verdade absoluta. O que é verdade para alguns pode não ser para outros."

O próprio argumento já é uma verdade absoluta em si, então, ele se contradiz sem precisar de outros argumentos. Isto é,  dizer que verdade absoluta para todos e dizer que não há verdade absoluta para todos  são duas verdades absolutas. São argumentos que valem para todos, são verdades que valem em qualquer circunstância. Neste sentido, a afirmação acima é uma contradição em si. 

Além disso, se não há verdade, você pode acreditar em qualquer coisa e não há nada que alguém possa dizer. O ladrão pode matar, o político pode roubar, a mãe pode abortar fetos e mesmo matar seus filhos já nascidos. 
Geralmente, esse argumento vem junto de outro ponto: "se você não ferir alguém, então tá valendo". Aí cabe-nos perguntar, o que é ferir? Quando alguém está ferido?
Assim, quanto mais você discute, mais você verá que a idéia de certo ou errado não pode ser arbitrária, terá de vir de algo universal, maior, além de nossas preferências.
2. "Cristianismo não é melhor que qualquer outra fé. Todas as religiões vêm de Deus."
No entanto, o Cristianismo faz uma séria de considerações que dizem basicamente que Jesus é filho de Deus e é Ele mesmo Deus. Ele morreu e ressucitou para nos salvar. Isso é rejeitado por várias religiões. Então, elas são completamente diferentes. 
Além disso, Jesus diz: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai, senão por mim". Se Jesus é Deus, então Ele é a verdade e só ele é o caminho. Não há como acreditar em outro caminho, sendo cristão.

 3. "O Velho e o Novo Testamento se contradizem. Se um Deus onipresente inspirou a Bíblia, Ele nunca permitiria erros."
Você pode encontrar muitas supostas contradições na Bíblia. Cabe, no entanto, lembrar que a Bíblia é formada por livros de diferentes gêneros: história, teologia, poesia, assunto apocalíptico, prevérbios, etc. Estes gêneros têm diferentes métodos de escrita e abrangências. Não se pode retirar partes destes livros e usá-los desconhecendo seus gêneros, métodos, intenções, quem escreveu e para quem foi escrito. Além disso, para um Cristão, Jesus Cristo instituiu uma Nova Aliança com os homens. Ao instituir isso, Ele eliminou vários cerimoniais do velho testamento.
O site Inside Catholic analisa algumas destas contradições expostas na Sociedade Ateísta Americana (American Atheists). Por exemplo, no Velho Testamento, há o preceito de se respeitar o sábado (Êxodo 20:8) e no Novo Testamento, São Paulo, em Romanos (14:5), elimina essa necessidade, igualando os dias, ao dizer: "Há quem faça diferença entre um dia e outro, enquanto outro acha que todos os dias são iguais. Cada qual siga a sua convicção." 
Sem falar que Cristo realizou milagres em qualquer dia na frente dos fariseus que o repreenderam. É a Nova Aliança, o velho testamento tinha sido completado pela vinda de Cristo, não há que se falar nos cerimoniais ditados por ele.
No Velho Testamento em Eclesiastes (1:4) se diz que "Geração vai, geração vem, e a Terra permanece sempre a mesma.". Mas, no Novo Testamento, São Pedro nos diz (2 Pedro 3:10) que: "O Dia do Senhor chegará como um ladrão, e então os céus dissolver-se-ão com estrondo, os elementos derreter-se-ão, devorados pelas chamas, e a Terra e todas as obras, que nela há, desaparecerão". Então, a Terra vai acabar ou não?


Para se resolver isso basta observar o gênero dos dois textos. Eclesiastes usa argumentos seculares, como por exemplo dizer que (Ecle 10:19): "Para se divertirem, fazem banquetes, e o vinho alegra a vida: o dinheiro providencia tudo". Mas, no final do livro diz (Ecle 12:13): "Fim do discurso. De tudo o que se ouviu o resumo é este: Teme a Deus e observa os seus mandamentos, porque esse é o dever de todo o homem".

Se o leitor pára no meio do livro, perde toda a argumentação do autor. 
 
4. "Eu não preciso ir para a Igreja, enquanto eu for uma boa pessoa. Isso é tudo que importa."
Talvez o ser uma boa pessoa é não cometer pecados sérios como matar ou roubar. Mas na missa é apresentado o Corpo de Cristo por meio da Eucaristia, um ato de memória de Cristo, ordenado pelo mesmo: "faça isso em minha mémória" (Jo 6:53-54). Na missa, estamos honrando nossa vida a Cristo também, sendo humildes para com Deus, a Igreja e a comunidade e mostrando publicamente que nosso pensamento e a nossa vida seguirão a luz que vem Dele.
 
5. "Você não precisa se Confessar. Você pode falar direto com Deus."
Bom, para responder que é preciso se dirigir ao padre, basta saber que Cristo disse em Jo 20:21-23: " Jesus disse-lhes novamente: A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós. E, tendo dito isto, Jesus soprou sobre eles, dizendo: Recebei o Espírito Santo. Os pecados daqueles a quem perdoardes serão perdoados. Os pecados daqueles a quem não perdoardes não serão perdoados".
Na Carta de Tiago também está escrito (1 Tiag 5: 15-16): "A oração feita com fé salvará o doente: o Senhor o levantará, e, se tiver pecados, será perdoado. Confessai uns aos outros os vossos pecados e rezai uns pelos outros, para serdes curados. A oração do justo, feita com insistência, tem muita força".


Além disso, não há nenhuma passagem na Bíblia em que Jesus diz que devemos confessar nossos pecados a Deus. Ele indica que devemos fazer uma confissão pública. 

 
6. "Se a Igreja verdadeiramente seguisse Jesus, Ela venderia suas propriedades, suas obras de arte, sua arquitetura e daria o dinheiro aos pobres"
  Aqui eu acho que a Inside Catholic não respondeu tão bem como poderia. Para mim basta dizer que este é um argumento de Judas Iscariotes em (Jo 12: 4-8): 
"Judas Iscariotes, um dos discípulos, aquele que ia trair Jesus, disse: «Porque não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dar aos pobres?». Judas disse isto, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão. Ele tomava conta da bolsa comum e roubava do que nela era depositado. Jesus, porém, disse: «Deixai-a. Ela guardou este perfume para Me ungir no dia da minha sepultura. No meio de vós sempre haverá pobres; ao passo que Eu não estarei sempre convosco»". 
Ele lembrou que a acima da caridade está a adoração a Ele mesmo, que é o amor e a vida. Os pobres sempre existirão pelas próprias escolhas humanas. Isso não quer dizer que Cristo não se preocupou com eles, os mais indefesos.
Além disso, como lembra o site, a Igreja possui peças de arte para honrar a própria civilização humana. E lembra que as acomodações do Vaticano são, na verdade, bem pequenas, grande parte do Palácio do Vaticano é para apresentação das artes e da administração do Vaticano. Na verdade, o orçamento do Vaticano é bastante apertado para um religião de alcance e demandas mundiais.
Continua amanhã...

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Pedro Erik,

Gostei muito desse post, mas particularmente do sexto item. A passagem que Jesus assinala que haverá sempre pobres dentre nós e que Ele estava somente de passagem na Terra é de uma beleza magnífica.
Logicamente, como vc mesmo disse, não se quis dizer que os pobres tinham que ser esquecidos, mas que a mensagem da adoração tinha que ser repassada. E para isso, ainda precisamos de imagens e de locais sagrados para frequentarmos. Há muita diferença, quando nos deslocamos para uma igreja ou mesmo aqueles que têm a possiblidade de visitar o Vaticano. Para os cristãos, as imagens de santos, as igrejas com teto alto, os crucifixos, as imagens de Cristo, são essencias para nos fazer sair de nosso mundo e nos lembrar que existe muita coisa além do nosso dia a dia. Nos lembram a importância de Cristo.