sábado, 6 de novembro de 2010

Cuba - 50 Anos Depois



 Mais um post sobre Cuba. Dois, em uma semana.

Depois de 50 anos, a Igreja Católica inaugurou, na quarta-feira, seu primeiro seminário em Cuba. O seminário se chama Seminário São Carlos e Santo Ambrósio (foto acima tirada do jornal inglês Catholic Herald). A pedra fundamental foi lançada ainda pelo Papa João Paulo II, em 1998, na sua histórica viagem para a ilha. A construção do seminário foi toda custeada com doações de católicos americanos, franceses, alemães, espanhóis e latino-americanos. O governo cubano facilitou as importações e a compra de materiais.

O seminário pode abrigar 100 estudantes e começa a funcionar no próximo ano.

A inauguração marca mais um momento de esfriamento nas relações do partido comunista cubano com a Igreja Católica. As conversas entre o cardeal cubano, Jaime Ortega, e o atual presidente do país, Raúl Castro, já haviam resultado na promessa de libertação de 52 prisioneiros de consciência. Dentre esses, 47 foram libertados em outubro para viver na Espanha. No entanto, ainda há 13 dos presos que não foram libertados, pois o governo cubano exige o exílio para eles. Eles não querem deixar o país.

Durante a revolução cubana, o governo de Fidel expulsou mais de uma centena de sacerdotes, nacionalizou colégios e outras propriedade do clero (onde foram parar essas propriedades? Não encontrei respostas na internet).

A construção do seminário mostra que a religião não foi vencida pelo comunismo. O comunismo, como sempre, mostrou que não é um caminho para a humanidade. O ateísmo volta a perder para a crença em Deus.

Fecho esse blog com uma frase de Ludwig von Mises:

"A man who chooses between drinking a glass of milk and a glass of a solution of potassium cyanide does not choose between two beverages; he chooses between life and death. A society that chooses between capitalism and socialism does not choose between two social systems; it chooses between social cooperation and the disintegration of society. Socialism is not an alternative to capitalism; it is an alternative to any system under which men can live as human beings." (Um homem que escolhe entre beber um copo de leite ou um copo de cianeto de potássio não escolhe enter duas bebidas; escolhe entre a vida e a morte. Uma sociedade que escolhe entre capitalismo e socialismo não escolhe entre dois sistemas sociais; escolhe entre cooperação social e desintegração da sociedade. Socialismo não é uma alternativa ao capitalismo; é uma alternativa a qualquer sistema no qual o homem pode viver como ser humano).

Nenhum comentário: