segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Morte de Católicos no Iraque

Hoje, dezenas de católicos, incluindo o padre, foram mortos por terroristas suicidas que invadiram uma missa no Iraque, na Igreja Our Lady of Deliverance (Nossa Senhora da Libertação). O grupo terrorista, chamado Estado Islâmico do Iraque, que também é ligado a al-Qaeda (ver post abaixo), declarou ser responsável pelo ataque.

Assim que os terroristas invadiram a missa,  mataram o padre e depois tomaram como refém dezenas de pessoas. Quando a força de segurança invadiu o local, eles detonaram bombas, que junto com a confusão da invasão das forças de segurança, provocaram 58 mortes.

A declaração do grupo diz que  "Iraqi Christians would be "exterminated" if Muslim women in Egypt were not freed" (os cristãos do Iraque seriam exterminados, se as mulheres muçulmanas não fossem libertadas no Egito.) Mencionando duas mulheres que os terroristas acreditam estarem presas no Egito (país islâmico), por terem se convertido ao Islã.

O Papa Bento XVI reagiu ao ataque terrorista e lembrou os dois padres que foram mortos (Tha’ir Saad e Boutros Wasim), além de afirmar que irá rezar pelas vítimas "of this absurd violence, made more ferocious because it was directed against unarmed people gathered in the house of God" (dessa violência absurda, feita mais feroz porque foi contra pessoas desarmadas que estavam juntas na casa de Deus).

Há mais ou menos 500 mil cristãos no Iraque, mas muitos têm deixado o país desde o início da guerra em 2003. Muitas igrejas já foram atacadas, a própria igreja Nossa Senhora da Salvação foi atacada em 2004.

Nenhum comentário: