sexta-feira, 12 de novembro de 2010

"Que tal proibir a luz do Sol?




Os vencedores do Nono Prêmio de Jornalismo Frederic Bastiat devem ser anunciados hoje pela International Policy Network (IPN). O IPN é uma organização totalmente financiada por contribuição sem ajuda de governos, que tem como objetivo promover a pesquisa em economia e ciência política.
 
Aproveito para exaltar a instituição pelo Prêmio, que já teve entre seus jurados Margareth Thatcher e Milton Friedman, e principalmente, para exaltar o grande Claude Frédéric Bastiat (foto abaixo). Leiam a biografia dele que está neste link.


Nestes dias de guerra cambial, nada melhor do que Frédéric Bastiat.

Enquanto Marx estava tentando estabelecer uma doutrina para destruir o capitalismo, Bastiat estava reforçando a importância do sistema para liberdade e o desenvolvimento humano. Ele foi um autor brilhante na defesa do livre mercado. Sempre atacando a formação de tarifas para usos protecionistas. Logo no seu primeiro texto declarou que pede a liberdade para todos e não para alguns setores da sociedade ( com uso de tarifas para defender agricultores ou industriais) ou para países.

Definiu assim a ciência econômica:

"The subject of political economy is MAN . . . [who is] endowed with the ability to compare, judge, choose, and act. . . . This faculty . . . to work for each other, to transmit their efforts and to exchange their services through time and space . . . is precisely what constitutes Economic Science."

(O objeto da política econômica é o HOMEM...que é dotado de habilidade para comparar, julgar, escolher e agir... Esta faculdade para trabalhar para o próximo, para transmitir seus esforços e para trocar os seus serviços no tempo e no espaço.. é precisamente o que constitui a Ciência Econômica).

 Bastiat também usou de sátira para atacar o protecionismo. Sugeriu em tom irônico: "que tal proibir a luz do Sol?" Dessa forma, poderíamos valorizar a indústria de velas e lamparinas. E ainda: "que tal proibir o uso da mão direita?" Isso fará com que se trabalhe mais, o que exigirá maior numero de trabalhadores, e assim aumenta-se o emprego.

Bastiat é considerado o pai da escola austríaca de economia. Reconhecida pela sua defesa do livre mercado e da liberdade humana.

Esse ano os finalistas do Nono Prêmio Bastiat de Jornalismo são:

7 Finalistas para o Jornal Impresso:
    * Andrew Ferguson, Weekly Standard
    * Peter Foster, National Post, Canada (2009 finalist)
    * Tim Harford, Financial Times (2006 co-winner)
    * Jeff Jacoby, Boston Globe
    * Bret Stephens, Wall Street Journal
    * Jamie Whyte, freelance (for articles written in The Times and Wall Street Journal; (2006 co-winner)
    * Martin Wolf, Financial Times

3 Finalistas para o Jornal On Line:
    * James Delingpole, blogger for telegraph.co.uk
    * Philip Maymin, columnist, fairfieldweekly.com and lewrockwell.com
    * Mark Perry, Carpe Diem blog / American Enterprise Institute / University of Michigan

Dos finalistas, vou procurar mais informações sobre todos. Já leio diariamente ou quando há coluna Bret Stephens, James Delingpole e Martin Wolf. Dos três, acho que os textos de Wolf que li mais recentemente estão se afastando um pouco da defesa do livre mercado, mas ele sempre escreve ótimas análises. Delingpole e Stephens são sensacionais. Quem acompanha meu blog, sabe que sempre os cito. Os dois fazem parte da minha lista de sugestão de sites desde o início deste blog. Vou ver o restante dos finalistas.

Alguns podem achar que eu já sabia quando escrevi este post, mas não. Vi agora que JAMES DELINGPOLE e BRET STEPHENS foram os vencedores. Parabéns, vejo que escolho bem os autores que leio.

Nenhum comentário: