quinta-feira, 18 de novembro de 2010

União Européia caindo como Babel?





Com a União Européia lutando para manter o Euro, ontem o apresentador americano Glenn Bleck , em seu programa na Fox News, trouxe o rabino Daniel Lapin para mostrar as semelhanças entre a história da Torre Babel com a formação da União Européia.  Comparou até o prédio do Parlamento Europeu de Estrasburgo com a representação da Torre de Babel (foto acima).

Na história de Babel (Gênesis 11, 1-9), Deus observa que os homens estabeleceram uma língua só e a partir da formação de tijolos tentaram alcançar o céu fazendo uma torre. Deus fica furioso e faz com que os homens tenham diferentes línguas, destruindo o projeto da torre e espalhando os homens pela face da Terra.

Interessante na explicação do rabino é a comparação que ele faz entre tijolos e pedras, relacionando isso aos homens. Veja a explicação do rabino em inglês original, traduzo posteriormente:

Bricks are really important things here. Later on in the five books of Moses, ancient Jewish wisdom highlights the fact that that an altar — an altar to God must not be built of bricks, right? It has to be built with stones...Because this tension between the bricks and stones is absolutely crucial. Bricks and stones are a biblical metaphor for the way people should be stones, and the way we are easily pulled to be bricks. Number one, every brick is the same as every other brick. That's the whole point. They're totally interchangeable. If you want to turn people to bricks, you are able to turn them into interchangeable social economic cogs that can be just plugged around society. The second thing about bricks is they're made by man. Stones are each unique. When we have a tradition in Western civilization that man is created the image of God, what it really means is that just as God is unique, so is every single human being is unique, just like a stone.

(Tijolos são muito importantes aqui [na história de Babel]. Mais tarde nos cinco livros de Moiséis, a antiga sabedoria judaica ressalta o fato de que um altar - um altar para Deus deve ser feito não por tijolos, certo? Ele deve ser feito por pedras. Porque essa tensão entre tijolos e pedras é absolutamente crucial. Tijolos e pedras são um metáfora bíblica para dizer que as pessoas devem ser como pedras, e a maneira de como nós somos facilmente conduzidos para sermos tijolos. Número um, cada tijolo é igual ao outro tijolo. Isto é o ponto mais importante. Eles são totalmente intercambiáveis. Se você quer que as pessoas se tornem tijolos,  você as tornará apenas peças de engrenagens intercambiáveis socio-economicamente, que podem ser jogadas fora da sociedade. A segunda coisa sobre os tijolos é que eles são feitos por homens. Pedras são únicas. Quando nós temos tradição na civilização ocidental que um homen é criado à imagem de Deus, o que realmente isto significa é que não apenas Deus é único, como cada ser-humano também é único, como as pedras).

Para construir a Torre os homens precisaram primeiro fazer tijolos, eles precisavam primeiro se tornar escravos, facilmente substituíveis.

O que Beck e Lapin querem afirmar é que a União Européia tenta eliminar as diferenças entre os países (cultura, língua, moeda, etc.), tornando cada país e os seus cidadãos simples tijolos para formar uma possível potência mundial, que tem as mesmas leis, regras sociais e sistema econômico.
Atualmente, com Irlanda, Portugal, Grécia e Espanha em forte crise financeira e com os eleitores de França, Alemanha e Reino Unido majoritariamente contra a União Européia, certamente há não apenas uma crise econômica, mas uma crise de sobrevivência.

O Reino Unido, que não usa o Euro, passou a semana saudando o primeiro-ministro John Snow que evitou a adoção da moeda. Além disso, a grande maioria dos eleitores do país quer um referendo para que o país deixe a União Européia. Quanto à França e à Alemanha, as duas colunas de sustentação da torre da União Européia, eles estão, atualmente, implementando medidas de ajuste fiscal para melhorar a situação de seus governos. Gastar ainda mais dos cofres públicos para salvar outros países mais perdulários poderá ser fatal tanto para Sarkozy como para Merkel.

A União Européia ainda não conseguiu estabelecer as mesmas leis, muito menos a mesma língua, para todos os membros, mas já avançou muito nisso e provoca fortes receios nos cidadãos da comunidade a cada passo nessa direção. Há uma destruição da democracia em cada país, em favor das decisões do parlamento europeu.

Eu, que tenho o nome de Pedro, gostei da explicação do rabino. De qualquer forma, saliento que a história dele é interessante para ressaltar a importância da individualidade tanto como princípio religioso (da ligação de cada um com Deus), como para refletir sobre sistema econômico e social. A grande diferença do capitalismo para o comunismo pode ser mostrada pela diferença entre pedras e tijolos também. O comunismo precisa do "juntos venceremos" (tijolos). No comunismo, há eliminaçao de Deus, para que nada fique entre o objetivo final (um paraíso na Terra) e o pensamento das pessoas-tijolos. No capitalismo é o indivíduo que importa, ele tem a liberdade de decidir, é livre para contribuir com a sociedade. E a lei é a garantia que ele não avance sobre as liberdades do outro. Deus, no capitalismo, é uma relação individual, como é na religião.

Nenhum comentário: