terça-feira, 10 de maio de 2011

Mito Bin Laden



Uma das maiores bobagens que foi dita sobre a morte do Bin Laden é que não se deveria liberar a foto dele morto, pois poderia fazer com que ele virasse mito. Olhem a foto acima. Crianças e jovens comprando a foto de Bin Laden no Paquistão. A informação é que mais de 100 mil fotos de Bin Laden foram vendidas no Paquistão desde a morte dele.

Atualmente, o grande debate nos Estados Unidos sobre política externa é sobre o que deve ser feito com o Paquistão. Este país supostamente era aliado dos Estados Unidos na guerra contra o Talibã e na caça a Bin Laden e recebe 3 trilhões de dólares por ano em ajuda americana. Mas, ao que tudo indica, estava protegendo Bin Laden, encontrado a menos de 1 km de uma base militar paquistanesa.

O Paquistão tinha feito um acordo com os Estados Unidos, na época de Bush, para que os americanos pudessem caçar Bin Laden no Paquistão livremente. Mas enquanto isso, o primeiro-ministro paquistanês, Yousaf Gillani, diz que o ataque a Bin Laden foi uma afronta à soberania do país.

A foto acima também explica o discurso público de Gillani. Ele não quer ficar mal com o próprio povo que adora Bin Laden.

O Paquistão faz jogo duplo aparentemente. Apóia os Estados Unidos a portas fechadas e o ataca em público. Acho que isso não funciona, o discurso público inflama a população, amplia o apoio a insurgentes contra os militares americanos, além de estimular o surgimentos de novos terroristas.

Por outro lado, se os Estados Unidos retiram o apoio financeiro pode ser muito perigoso, pois o Paquistão tem armas nucleares e isso pode cair nas mãos de terroristas.

Quem paga o preço por esse impasse? As vítimas de sempre: militares norte-americanos que são mortos por insurgentes afegãos e paquistaneses, enquanto os Estados Unidos acham que o Afeganistão e Paquistão são amigos confiáveis e merecem muita grana dos contribuintes americanos.

A charge abaixo de Michael Ramirez mostra com ironia quem é o herói e a vítima na guerra contra o terror e na morte de Bin Laden, enquanto o mundo celebra, Obama e Bush e discutem o que fazer com o Paquistão:

Nenhum comentário: