quarta-feira, 25 de maio de 2011

Por Que Não se Mostram as Gafes do Obama?


O Obama pode continuar brindando. Ele não é o Bush. Cada deslize do Bush caia nos jornais brasileiros, os delizes do Obama não caem nem nos jornais americanos. Por quê?

A verdade é que a imprensa mundial tende a ser de esquerda. Reagan era chamado de idiota diariamente e a Thatcher também. Como teria sido o século XX sem os dois? Hoje, até o Obama elogia e deseja ser visto como Reagan. Os esquerdistas Jimmy Carter e Bill Clinton nunca foram chamados de idiotas, apesar do primeiro certamente ser um e o segundo ser um tarado que fez sexo oral com uma mulher feia no Salão Oval da Casa Branca, .

Vou descrever três gafes do Obama, que ele fez em dois dias, desde que chegou no Reino Unido. Estão por ordem de assombro, cada vez pior.

1) Em um bar irlandês, ele disse:

“The first time I had Guinness,” Obama said, “is when I came to the Shannon airport. We were flying into Afghanistan and so stopped in Shannon. It was the middle of the night. And I tried one of these and I realized it tastes so much better here than it does in the States.”
(A primeira vez que tomei uma Guinnes foi quando eu vim para  o aeroporto de Shannon. Nós estávamos vindo do Afeganistão e então paramos em Shannon. Foi no meio da madrugada. E eu tentei uma dessas e vi que tinha um gosto muito melhor do que aquelas dos Estados Unidos).

Obviamente, Obama estava mentindo. Ou não era a primeira vez, ou isso nem aconteceu.

2) Obama visitou a Abadia de Westminster este ano e sabe-se lá por que cargas d'água, ele assinou a data com o ano de 2008. Errou por três anos. Vejam abaixo:




3) A terceira chega a dar pena do Obama. O cara continuou falando mesmo quando estava tocando o hino do Reino Unido, Salve a Rainha, e levou um fora explícito da majestade.  Não é de se admirar, uma vez que o Obama teve a coragem de dar, em 2008, um Ipod a Rainha Elizabeth II com os seus próprios discursos. Ele se adora. Vejam no vídeo essa gafe constrangedora.




Pergunto: vocês viram alguma dessas gafes por aí? E se fosse o Bush?

E eu estou deixando de lado outros dois fatos que causariam detonação de Bush: 1) Obama tentou falar igual a irlandês; 2) Carro dele na comitiva passou por uma elevação e ficou preso.

Sem falar, no método para fazer discurso de Obama, sempre usando teleprompters. Ele aponta para um lado e olha para o outro para ler (foto abaixo):


O caso do Obama não é nem idêntico ao caso Lula, por exemplo. Lula é considerado um underdog, isto é, alguém que não estudou porque era pobre (o que não é verdade), por isso não se pode atacar o que ele fala, nem suas gafes. Obama era professor de Harvard, poderia ser cobrado como se cobra do FHC, mas não, a imprensa mundial o protege.

4 comentários:

Eduardo R. V. disse...

O carro passou na Globo, acho. Com a rainha passou no Jornal da Band de hoje.

Talvez ele esteja forçando muito a barra para ter uma imagem que não representa o que é. Aí acontece essas coisas.

Quanto a data, eu entendo. Às vezes erro a data nos rascunhos dos meus poemas.

Mas um presidente deve ser bem assessorado para evitar isso.

Lula não era pobre?

Pedro Erik Carneiro disse...

Caro Eduardo,

Não, o Lula deixou de ser pobre há pelo menos uns 25 anos, poderia ter estudado. O Vicentinho e a Marina Silva eram pobres e se formaram, por exemplo.

O caso da Rainha é de ontem. Não sabia que passou HOJE no Jornal da Band. Não acompanho o jornal.

Mas não vi o caso sendo capa de nenhum site jornalístico brasileiro ou americano, como eram os erros de Bush, com vários analistas xngando o cara.

Sobre a data, costumo errar em janeiro, mas nunca errei três anos depois. Também nunca vi ninguém fazer isso.

Grande abraço,
Pedro Erik

Eduardo R. V. disse...

Eu não acompanho os portais das TV Abertas, não sei se tem essa notícia. Nos sites de informação que acompanho, isso não saiu. Se saiu não vi.

E seu blog foi o único a abordar o tema.

Pedro Erik Carneiro disse...

Muito obrigado, Eduardo.

A gente nunca sabe se é o único. Acho que só declarei umas duas vezes que era o único a abordar um tema. Lembro-me agora do caso de corpos achados em um templo na Ásia. Mas não gosto de dizer isso.

O quero dizer é que cansei de ver na capa dos sites brasileiros, várias gafes do Bush, com títulos bem detonadores. Obama é completamente protegido. Quando você viu um título sacaneando com o Obama em um jornal brasileiro?

Nos Estados Unidos, você só ver na Fox News uns títulos fortes, apesar de respeitadores. Os blogs conservadores americanos é que detonam.

Grande abraço,
Pedro Erik