segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Brasil Recebe a Cruz e a Pesquisa da CNN

-
Em julho de 2013, o Rio de Janeiro vai sediar a Jornada Mundial da Juventude, na qual a versão de 2011 acabou ontem em Madri. Abaixo, vão dois vídeos. O primeiro mostra o anúncio do Papa e o momento em que os jovens brasileiros recebem a Cruz que simboiliza a Jornada. E o segundo explica a cruz que eles receberam.

A Jornada em Madri teve a participação de aproximadamente 2 milhões de jovens de 193 países diferentes,  14 mil padres, 800 bispos e 5 mil jornalistas credenciados. A expectativa é que esses números pelo menos se repitam em 2013. 70% dos gastos da Jornada na Espanha foram financiados pelos próprios peregrinos e 30% por empresas patrocinadoras.    Antes da Copa (2014) e das Olimpíadas (2016) teremos então no Brasil a Jornada Mundial da Juventude. O Brasil estará preparado em sua infraestrutura para receber as bençãos espirituais que vem do encontro de jovens com o Papa?

Será que a imprensa brasileira, com seus ateus religiosos (todo ateu é religioso, muitas vezes são mais fanáticos, como provou recentemente uma pesquisa da rede de televisão CNN), começará também a gritaria de que o Estado não deve colaborar, que não deve incentivar a religião Católica, que não deve pagar pela segurança dos peregrinos (mas manter a segurança dos ativistas gays ou ateus contra o Papa)?

Aconselho que olhem a pesquisa da CNN, é muito interessante. Além de mostrar que os ateus são os mais fanáticos, ela mostra, por exemplo, que todo fato tem um ângulo religioso e que é impossível entender grande parte das notícias sem o conhecimento sobre religião.

Abaixo os vídeos:

 

Abaixo, traduzo em azul a explicação da Cruz que os jovens receberam.



26 anos atrás João Paulo II deu aos jovens esta cruz. 

João Paulo II em 22 de abril de 1984: "Meus queridos jovens, na conclusão deste Ano Sagrado, eu confio a vocês este sinla do Ano do Jubileu: A Cruz de Cristo! Levem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que apenas na morte e ressureição de Cristo nós podemos encontrar salvação e redenção".

Desde então, a cruz tem sido mantida no Centro São Lorenço em Roma.

Esta é a Cruz da Jornada Mundial da Juventude, que vai para o país que receberá os jovens. Agora, ela está na Espanha.

Como uma Cruz que viaja, ela tem estado em lugares com jovens em necessidade de oração.

Favio Donega (Chefe voluntário da Jornada - Itália): "Esta Cruz esteve nas Torres Gêmeas de Nova Iorque em 2001, depois dos ataques do 11 de setembro. A Cruz estava nos Estados Unidos a caminho de Toronto (Canadá) para a Jornada de 2002. O Concílio Pontifício para Leigos em 2009 também permitiu que jovens a levassem para Auila na Itália, onde ocorreu um terrível terremoto.

De Leste a Oeste e Norte a Sul, a Cruz tem viajado pelo mundo. Aqueles que a seguram podem receber um indulgência plenária especial garantida pelo Papa.

Mas a Cruz não viaja sozinha. Proximo a ela vai um íconne da Virgem Maria, a "Salus Populi Romani", que também é um presente do papa João Paulo II. É uma cópia de um dos mais velhos ícones do Ocidente.

Fabio Donega: " O ícone da Jornada, Maria Salus Populi Romani está sempre em peregrinação junto coma Cruz para mostra aos jovens o apoio de Maria que é a Mãe da juventude. A Cruz e o ícone são símbolos de esperança e grande ajuda para o futuro deles."

A Cruz e o ícone. Dois presentes que João Paulo II deu para a juventude e que agora está viajando para a Espanha em antecipação da Jornada de Madri 2011.


----------

Para ver ótimas imagens da Jornada Mundial em Madri clique aqui.

Nenhum comentário: