sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Debate entre Presidenciáveis nos Estados Unidos

-

Caros, ontem ocorreu mais um debate entre aqueles que querem ser o candidato da oposição contra Obama em 2012, no partido Republicano. Desta vez, o debate foi patrocinado pela Fox News e pelo Google. Eram 9 candidatos no palco (foto acima):

  1. Rick Perry (que está na frente das pesquisas, governador do Texas);
  2. Mitt Romeny (em segundo lugar nas pesquisas, ex-governador de Massachusetts);
  3. Michelle Bachman (deputada);
  4. Rick Santorum (ex-senador);
  5. Ron Paul (deputado)
  6. Herman Cain ( ex-diretor do Banco Central);
  7. Jon Huntsman (ex-governador de Utah);
  8. Gary Johnson (ex-governador do Novo México);
  9. Newt Gingrich (ex-presidente da Câmara, speaker).
      Em geral, acho que o grande derrotado da noite foi Rick Perry.  Ele é muito inteligente, tem respostas sempre ótimas, defende o cristianismo com amor e perseverança, tem um ótimo histórico como governador, especialmente na questão de proporcionar um ambiente de geração de empregos. Destas qualidades, as únicas que realmente diferenciam Perry dos outros é seu histórico como governador, pois todos os candidatos são muito inteligentes e defendem o cristianismo, com exceção de Ron Paul, que não defende religião ou ética nenhuma.

      Mas Perry tem duas fragilidades especiais. Ele estabeleceu a obrigação de uma vacina contra HPV (isto não é coisa que um conservador faça) e proporcionou subsídio para educação de filhos de imigrantes ilegais, o que serve como atração para que mais gente entre ilegalmente nos Estados Unidos. Ele responde bem à primeira questão, diz que errou, mas foi destruído na segunda. Especialmente por Rick Santorum.

      Romney e Bachman disseram que o subsídio serve de imã para imigrantes ilegais. Perry respondeu que eles não tinham coração. Santorum então disse que concorda em prover educação para filhos de imigrantes ilegais, mas não com o subsídio, pois isso traria um benefício desproporcional a quem é legal. Foi uma análise inteligente e vencedora de Santorum.

      Perry também pareceu despreparado no debate com o seu principal opositor, Mitt Romney. Ele deveria se preparar mais. Entenda-se que Romney está querendo ser presidente há bastante tempo, está treinado e tem muito dinheiro. Perry entrou agora na disputa, não tem dois meses.

      Os outros candidatos mostraram estarem bem preparados e deram sempre ótimas respostas, com exceção de Ron Paul e Gary Johnson, que são libertários e sempre falam no sentido de eliminar quase completamente as funções do governo. Eles são muito frágeis especialmente nas questões de segurança, pois querem deixar os aliados americanos cuidarem de si mesmos e retirar todas as tropas americanas do exterior. Isto abriria as portas do inferno.

      Se eu fosse eleitor americano, votaria em Rick Santorum. Ele está sempre muito bem preparado para os debates e as respostas que dá são sempre profundas, inteligentes e na defesa dos valores cristãos. Isto não é apenas eu que diz, qualquer um que faz uma análise sobre o candidatos reconhece o preparo de Santorum, como a própria Fox News, que disse:

      Among those second-tier candidates, Rick Santorum, Newt Gingrich and Herman Cain all had good nights--especially Santorum who got a lot of airtime and has been consistently strong in the debates.   (Entre os candidatos do segundo time, Rick Santorum, Newt Gingrich and Hermain Cain todos tiveram uma boa noite, especialmente Santorum que conseguiu bastante tempo e tem sido muito consistente nos debates).

      Aqui também no site Townhall, reconhecido por ser um site relacionado ao Partido Republicano, Santorum brilhou.

      Qual são então os problemas de Rick Santorum? Dois: 1) Não tem dinheiro; 2) Ele é realmente católico, isto pode ser ainda problemático nos Estados Unidos (o país só teve um católico como presidente, John Kennedy).

      -

      Nenhum comentário: