terça-feira, 15 de novembro de 2011

Como Civilizações Morrem e Guerra

-


Hoje, li um entrevista muito interessante com o autor do livro "How Civilizations Die (and Why Islam is Dying Too)", David Goldman. O autor analisa a queda na taxa de natalidade das civilizações e o efeito disto nos conflitos internacionais com o Islã.

Abaixo vai a tradução de parte da entrevista. Se quiserem ler a entrevista inteira do site Frontpage cliquem aqui. Faço uma rápida análise crítica da entrevista no final.

Pergunta: O que inspirou você a escrever este livro:

- Foi o 11 de setembro e suas consequências. Eu fui consultor para Norman Bailey, o chefe de planejamento da administração Reagan. Nós estávamos fazendo um jogo de xadrex mortal com um oponente racional, quando os russos souberam que eles foram derrotados, eles jogaram a toalha. O Islã radical é um animal diferente. Nunca na história tantas pessoas cometeram suicído para matar um grande número de pessoas inocentes. E nunca desde a antiguidade clássica tantas culturas estão indo no caminho da destruição delas mesmas porque não querem ter mais filhos. Países e indivíduos que habitualmente destroem eles mesmos para atacar outros não têm interesse racionais. Você não pode negociar com eles. Nosso mundo tem um conjunto de regras diferente e terrível, e as medidas políticas têm de mudar para lidar com isso. 

Pergunta: Pela primeira vez na história, a taxa de natalidade no Ocidente caiu abaixo do nível de reposição. Explique isso para nós. Por que isso está acontecendo? Quais as consequências?
 
- Esse é um dos poucos progressos importantes no mundo em que os estudiosos liberais e conservadores concordam. Pessoas de fé têm muitos filhos, e as pessoas seculares têm poucos ou nenhum. Estados Unidos são o  último país industrial com uma maioria religiosa, e o único com uma taxa de natalidade acima de substituição. Mas isso é devido principalmente aos evangélicos e católicos hispânicos. Protestantes, católicos que são pouco religiosos e judeus seculares se reproduzem como os europeus. E as pessoas de fé na Europa se comportam como os americanos religiosos. Simplesmente não há muitos deles.
 
Para os europeus, isso significa eventual colapso econômico. Pegue a Itália, que domina as nossas notícias financeiras no momento. Em 2050, três quintos dos italianos serão idosos dependentes. Estamos lutando para reduzir os gastos sociais obrigatórios nos EUA, onde a força de trabalho ainda está crescendo. Isso significa que é absurdo falar sobre o declínio americano. Em meados do século a força de trabalho do Japão vai cair em um terço e da Europa em um quarto. 

Pergunta: Líderes muçulmanos têm perpetuamente se gabado de que eles iriam derrotar o Ocidente pelos números, e estamos definitivamente testemunhando o crescimento alarmante das populações muçulmanas na Europa.  No entanto, você está escrevendo sobre um inverno demográfico muçulmano. O que estamos perdendo? Alguma coisa mudou?
 
- É verdade que a taxa de natalidade muçulmana excede em muito a taxa de natalidade ocidental, mas grande parte do mundo islâmico está alcançando o inverno demográfico do Ocidente a uma velocidade surpreendente. O mundo muçulmano está passando da infância à senilidade sem ir até a idade adulta. Países muçulmanos com uma alta taxa de alfabetismo  - Irã, Turquia, Argélia, Tunísia -  a taxa de natalidade já caiu abaixo de substituição.

Pergunta: Então, como os EUA devem lidar com declínio muçulmano?
 
- Com uma mão dura, no caso do Irã. O establishment de política externa sempre viu o Irã como um jogador racional. Essa foi a visão de que Robert Gates trazidos para a administração Bush, e a razão que a administração Obama recusou-se, vergonhosamente, a apoiar os movimentos pela democracia que eclodiram no Irã, no verão de 2009.
 
Um indivíduo, ou um país, que sabe que não tem futuro não tem auto-interesse racional. Você não pode inverter a pirâmide populacional em um país pobre em uma única geração, sem colapso econômico. O Irã sabe o seu tempo está se esgotando. Ahmadinejad está dando discursos chamando a baixa taxa de natalidade "um genocídio contra a nação iraniana", e a imprensa iraniana fala da "onda de idosos." Isso alimenta o impulso apocalíptico dos líderes iranianos. Não havia muitos comunistas na Rússia fora do Politburo, descobrimos em 1989, e pode não haver uma grande quantidade de muçulmanos no Irã. Mas o perigo russo atingiu seu pico no início de 1980 quando o Politburo, percebeu que o tempo estava acabando para fazer seu movimento.
 
Declínio demográfico diz aos aiatolás que sua janela de oportunidade está se fechando. Mas há uma grande diferença. O método que funcionou com a Rússia, não vai funcionar com a liderança xiita do Irã apocalíptico. Como uma questão prática, devemos impedir o Irã de obter armas nucleares, não importa quão grande o custo.

Pergunta: Como você vê a "Primavera árabe"?
 
- O resultado, eu prevejo, será Somália no Nilo. É um eufemismo para dizer que a chamada Primavera árabe tem decepcionado seus entusiastas. Nós enfrentamos a perspectiva de governos islâmicos radicais liderados pela Irmandade Muçulmana ou entidades similares na Líbia, Tunísia, Egipto e Síria.

Pergunta: Uma seção de seu livro é intitulado "Theopolitics." O que você quer dizer com esse termo?
 
Na verdade, esse foi o meu título de trabalho original para o livro, mas meus editores sabiamente observaram que o livro seria relegado à seção "Religião". Nossa ciência política está enraizada no materialismo de Thomas Hobbes, e assume que os atores na cena política seguem o seu auto-interesse racional, definida como auto-preservação. Podemos enfeitar Hobbes com a teoria dos jogos, mas não faz diferença. Vivemos em um mundo no qual a maioria das nações industriais se encontram em uma espiral da morte demográfica, uma grande extinção das nações diferente de tudo o que temos visto desde o século 7. A maioria das nações do mundo prefere morrer do que se adaptar à modernidade, pois eles não são muito diferentes das tribos neolíticas da Amazônia que sucumbem ao alcoolismo. Por que algumas nações encontram os recursos espirituais para abraçar a vida, enquanto os outros cantam: "Nós amamos a morte"?  E como as nações em vias de extinção responder a sua situação? Estas são as grandes questões do nosso tempo, e ciência política materialista não tem as ferramentas para respondê-las. A sociologia da religião de Franz Rosenzweig, por exemplo, proporciona uma melhor estrutura para a compreensão desses problemas do que o racionalismo político de Leo Strauss.
 
Pergunta: Qual é o papel da Turquia em tudo isso?
 
- Havia grandes esperanças no governo Bush que a Turquia seria um modelo de democracia islâmica moderada, e a administração Obama tem tentado fazer da Turquia um parceiro na diplomacia do Oriente Médio. Este foi um profundo erro. A Turquia é uma das tragédias do nosso tempo. Kemal Ataturk trouxe a Turquia para o mundo moderno, mas suas reformas só se enraizaram na elite europeizada da região metropolitana da Turquia. Sua marca de modernização, nacionalismo secular estava espiritualmente oco, e do lado europeu da sociedade turca sofreu com a mesma infertilidade que assola a Europa. Recep Tayyip Erdogan é o porta-estandarte para os muçulmanos  contra a metrópole secular, e suas ambições para recriar papel dominante da Turquia no mundo muçulmano tem sido discutido exaustivamente. Mas atenção insuficiente tem sido dada a fraqueza inerente da Turquia e instabilidade. Aqueles que falam curdos, agora um quinto da população, têm três vezes mais filhos do que os nativos turco-falantes, o que significa que metade da população da Turquia em idade militar será curda uma geração a partir de agora. Erdogan está em pânico por causa disso. Em um discurso recente, ele advertiu que se manter a atual trajetória a nação turca teria chegado ao fim em 2038. Por que esse ano, eu não sei, mas é tão bom quanto qualquer palpite. Assim, como com o Irã, pronunciamentos grandiosos da Turquia e comportamento imprudente refletem um sentimento apocalíptico que o tempo está se esgotando. No longo prazo, a Turquia não é um aliado viável, porque não é um país viável. No curto prazo, a Turquia tornou-se um outro problema a ser contido.

Pergunta: Em geral, como você acha que o Estados Unidos podem sobreviver melhor as ameaças e os levantes que enfrenta no horizonte?

- Os Estados Unidos devem agir como uma superpotência, ao invés de uma ONG com uma agenda humanitária. Isso significa que se levante para defender aliados como Israel, antecipando ameaças reais como o Irã, e punindo os aliados rebeldes como a Turquia.
 
Eu achei muito interessante o ponto de vista do autor, e gostei do realce que ele deu para a questão religiosa. Mas tenho muita dificuldade para esse jogo de xadrex político sem apelo humanitário que ele raciocina. Inclusive acho que o autor entra em contradição, quando apela para questões morais, e quando crititca o uso da toeria dos jogos para discutir relações internacionais.


(Agradeço a indicação do livro ao site Pew Sitter)

Nenhum comentário: