quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Quem é Mais Mesquinho? Obama ou Romney?

-

Acho que a caridade é um valor universal. Há pessoas muito caridosas sendo ricas, pobres, brancas, pretas, cristãs, judias, muçulmanas, macumbeiras, etc. No Cristianismo, São Paulo deixa claro o valor da caridade: "Ainda que tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência; ainda que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse caridade, nada seria". (I Coríntios, 13,2)
Fico muito perplexo quando vejo alguns defenderem que certo tipos de pessoas são mais caridosas que as outras. Muitos, por exemplo, pensam, como já vi o próprio Fernando Henrique Cardoso dizer, que esquerdistas defendem mais as questões sociais ou os mais pobres, assim seriam mais caridosos com os mais necessitados.

Mas eu canso de ver o amor mesquinho por dinheiro que esquerdistas demonstram. Peguem qualquer grande líder esquerdista no mundo e vejam o desespero que eles procuram o dinheiro para si mesmos.

A última informação deste tipo veio dos Estados Unidos, mostrando quem doa mais para caridade, Obama ou Romney (o candidato mais rico da oposição).

De acordo, com a declaração de renda, a família Obama doou de 2000 até 2005 menos de 1% de sua renda de 1,2 milhões de dólares. Depois de 2005, com a venda do best seller do livro de Obama, que provocou aumento de renda para 2,6 milhões de dólares, a ajuda para caridade passou a ser ainda de pouco mais de 5% da renda do casal Obama.

Um site diz que Obama doou 14,2% em 2010 depois que virou presidente e da venda de mais best sellers. Mas o site usa uma nova definição de renda para calcular a contribuição para caridade (renda bruta ajustada), o que resultaria em uma renda menor do que antes de virar presidente, de US$ 1,7 milhões. Desconfiei do cálculo. Se mantivermos a renda de Obama de 2005, para sermos conservadores no cálculo, Obama teria doado 9%.

O candidato Mitt Romney, que já foi governador de Massachusstts, contribui em média em mais de 15% de sua renda de 20 milhões de dólares. Em 2010, ele doou 13,73%, e no ano passado 19,1% de sua renda.

Quanto será que doam e doaram a presidente e os ex-presidentes do Brasil? Não valem doações para o próprio partido, nem para institutos que levam o próprio nome dos ex-presidentes.


(Agradeço a indicação dos dois textos ao site Weasel Zippers)

Nenhum comentário: