sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A Crise na Grécia On Line

-


O que temos até agora na Crise da Grécia:

1)      Os líderes gregos fizeram um ajuste econômico na terça que reduziu o salário mínimo para 585 euros, demitiu 15 mil servidores públicos e acabou com uma série de garantias trabalhistas. O ministro do Trabalho pediu demissão porque achou as medidas draconianas. Foi anunciado hoje que o desemprego grego atingiu 20,9%.

2)      A Grécia está perto de acordo com credores privados sobre sua dívida de 206 bilhões em títulos gregos. O acordo sinalizado é de troca desse valor por 30 bilhões em dinheiro e 70 bilhões em títulos que pagam juros mais baixos; 

3)      A discussão atual é para que a Grécia convença a Europa que está colocando a casa em ordem e por isso está apta a receber um pacote de ajuda de 130 bilhões. Aliás, os 30 bilhões em dinheiro do acordo com os credores privados viriam desse "bail-out" europeu.


A Europa agora aguarda a aprovação do pacote pelo Parlamento Europeu, mas mostra muita desconfiança no próprio pacote.

O chefe do eurogroup, Jean-Claude Junker, disse que a Grécia precisa apresentar 273 milhões a mais em poupança para se qualificar a receber a ajuda de 130 bilhões de euros.

Mario Draghi, do BCE, negou que o banco irá aceitar reestruturar títulos gregos em sua carteira. 

O Ministro da Fazenda da Alemanha, Wolfgang Schaauble,disse que:

The Greek deal on spending cuts, approved by coalition leaders yesterday, doesn't appear to fulfill bail-out conditions”. (O pacote grego de corte de gastos, aprovado pela coalizão de partidos, não aparece cumprir todas as exigências para que o país receba ajuda financeira [da Europa])

Ao que parece a Europa não quer mais a Grécia na Zona do Euro.

Na Grécia, deverá haver também dificuldades para aprovação do pacote no parlamento.

Se vocês quiserem acompanhar a crise na Grécia on line, há um ótimo blog do jornal The Telegraph, que segue as últimas notícias. Cliquem aqui.

Nenhum comentário: