terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Otan Queima Corão no Afeganistão

-

Um incidente que pode ter consequências terríveis ocorreu no Afeganistão. Foram encontrados exemplares de livros muçulmanos, incluindo o Corão, entre os objetos queimados da base militar da Otan no Afeganistão. O general norte-americano, John Glenn, o maior comandante no Afeganistão, pede mil desculpas, diz que ocorreu de forma inadvertida e ainda afirmou que vai investigar o caso. Os livros eram de prisioneiros da base militar. Mas a população não quer nem saber e pede morte para os estrangeiros (foto de manisfestação contra a base militar acima).

A guerra do Afeganistão trouxe certa paz, mas o país ainda permance sob ameaça do Talibã, e isto não tem perspectiva para acabar, dadas as condições extremamente difíceis da região. O incidente só joga muita lenha na fogueira.

Quantos terroristas serão estimulados pelo incidente? Quantos líderes radicais islãmicos usarão o incidente para estimular o ódio?

E se quem jogou os livros no lixo tiver sido algum muçulmano para aumentar o ódio aos americanos, quem irá acreditar nesta história?

Acho que não adiantaria a Otan distribuir milhares de Corão, nem seria ético fazer isso. Em suma, não há solução possível sem que haja uma mudança cultural no país.

Mesmo que o presidente Karzai peça calma a população, ele está longe de dominar a população. E isto pode fazer com que ele perca apoio. O que acho que ele deve fazer é usar o incidente contra a Otan  para ganhar apoio do povo afegão. Em um momento, que o Obama está louco para sair do Afeganistão, isto deve ajudar nesta tarefa, mas ele deixará o país a beira do caos, pronto para ser dominado pelo Talibã de novo.

Para finalizar, o site Weasel Zippers lembra um fato interessante de 2009. Uma base militar americana no Afeganistão recebeu bíblias de uma Igreja e queimou todas as bíblias porque os soldados não podem fazer proselitismo de uma  religião quando em serviço. Naquela momento não houve nenhuma reação contra a destuição do livro sagrado dos cristãos.

Nenhum comentário: