sábado, 21 de abril de 2012

O Que é Beleza? Etsuro Sotoo

-

Estudantes de todo mundo se reuniram para tentar responder uma pergunta: O Que é Beleza? Etsuro Sotoo, escultor japonês, que trabalhou na Igreja Sagrada Família de Barcelona, disse que beleza é uma combinação de arte, ciência e religião. Como nem todo mundo é artista ou cientista, Sotoo diz, você tem que começar com a religião para entender a beleza. Brilhante.

Sotoo se converteu ao catolicismo depois que viu esta belíssima Igreja de Barcelona.

Eu tive a imensa graça de visitar esta Igreja,  uma obra de arte de Antoni Gaudí. A foto de detalhe da Igreja que ilustra este post foi eu que tirei (linda, não é?). Como alguns posts que escrevo por vezes aparecem em outros blogs, tenham a gentileza de dar crédito a minha foto. Esta foto certamente une arte, ciência (de Gaudí) e religião.

Vejam o vídeo abaixo da Rome Reports sobre a reunião dos jovens com Etsuro Sotoo. Traduzo em azul.




Estes estudantes universitários vieram de todo o mundo para discutir uma questão - O que é beleza? Não é tarefa fácil, especialmente porque como diz o ditado, "a beleza está nos olhos de quem vê".

O escultor japonês Etsuro Sotoo analisou esta questão. Durante décadas, ele trabalhou na "Sagrada Família" de Gaudi em Barcelona. Ele diz, a resposta é uma combinação de ciência, arte e religião, uma vez que todos as três buscam a verdade.

Etsuro Sotoo
Escultor, "Sagrada Familia"
"Nem todo mundo é um artista ou um cientista, por isso, se você quiser entender a ciência e arte, você tem que começar com a religião e isso acabará por levá-lo a entender a arte e ciência".

Acima de tudo, Sotoo diz que o poder da beleza é um sentimento que vem de dentro, de uma  conexão única e pessoal, a mente não é tudo, mas o coração.

Etsuro Sotoo
Escultor, "Sagrada Familia"
"Cada um de nós tem uma caixa interna que ressoa. A caixa está quieta e silenciosa, mas então algo vai desencadear um sentimento. Pode ser uma única palavra de uma mãe ou um pai. Uma palavra é suficiente para os nossos corações dizerem 
'eu entendo.

 "RACHEL GRUBB 
Estudante (EUA) 
"Eu sou um música, assim um monte de coisas que ele estava falando sobre a beleza da arte e arquitetura, literatura e música, são as coisas que eu acho que posso oferecer aos outros com a minha própria música também."

 MARIA MORGAN
 Estudante (EUA)
 "Ele disse, estude com o amor senão o que você estuda será apenas conhecimento. Quando ele disse isso houve uma reação dinamite de todo mundo aplaudindo, porque eu acho que ela ressoa bem com estudantes universitários. " 

A trajetória pessoa de Sotoo o levou de volta para Barcelona em 1978. Ele já estava ensinando arte no Japão, mas quando ele viu a "Sagrada Família" de Gaudi tudo mudou. A Basílica provocou uma mudança artística e espiritual, que o levou a se converter ao catolicismo. 

Etsuro Sotoo 
 Escultor, "Sagrada Familia" 
"A medicina ainda não descobriu que o nosso coração está aqui, nos nossos sentimentos. O mundo inteiro diz que temos de pensar com a mente, usar a cabeça. Mas o coração também tem neurónios. 4700 deles, então o coração também pensa "  

A religião, a arte e a ciência são vistas separadamente, Sotoo explica que elas estão todas conectadas e são apenas uma. Ele diz que elas fazem parte de um único mistério que é mantido à tona pela verdade e beleza.


Nenhum comentário: