sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Livro sobre como Bin Laden morreu, escrito por quem o matou.

-

Quem matou Bin Laden foi o Esquadrão de Elite Seal VI dos Estados Unidos, conhecido em inglês como Navy Seal Team VI. O líder deste esquadrão que liderou o ataque a Bin Laden resolveu contar como foi a missão. Ele escreveu sob o pseudônimo de Mark Owen (membros do Esquadrão não são revelados), o livro se chama No Easy Day: The Firsthand Account of the Mission That Killed Osama bin Laden (que poderia ser traduzido como Dia Difícil: O relato de quem participou da missão que matou Osama Bin Laden).

Sensacional. Eu que gosto muito de ler sobre guerras, fiquei muito interessado em saber qual foi o método, a tecnologia usada e como foi o assassinato em si de Bin Laden. Que até onde eu sei, Bin Laden estava em um quarto com uma mulher, e quando viu os membro deo Seal VI jogou a mulher em cima dos americanos e ameaçou pegar um rifle, acabou sendo morto com um tiro que perfurou o olho esquerdo e atravessou o cérebro. Pode ser que não tenha sido assim, só lendo o livro para saber.

Planeja-se o lançamento do livro para o dia 11 de setembro, que marca a data do ataque às torres gêmeas de Nova Iorque. Mas o livro já pode ser comprado na Amazon e baixado para o Kindle por US$ 14,82 (aproximadamente R$ 30).

O texto do New York Times diz que o autor fala também no livro sobre seu período de treinamento para fazer parte do Seal VI e de outras missões. Ele irá aparecer disfarçado e com voz alterada na TV para promover o livro.

Eu, quando estive nos Estados Unidos, comprei um imã de geladeira com o símbolo do Seal Team VI. Um dos lemas do Esquadrão é "Justice Served", que poderia ser traduzido por "Justiça Feita", mas o termo "served" traz mais profundidade, como a dizer que a justiça foi servida, foi honrada. Respeito muito os membros deste Esquadrão. O mundo também aprendeu a respeitar, nem que seja por medo.
 




É nestes momentos que sinto falta do grande John Keegan, falecido recentemente, eu e milhões de pessoas no mundo iríamos gostar de saber a opinião dele sobre o livro.


Nenhum comentário: