quinta-feira, 27 de setembro de 2012

China financia Hugo Chavez

-

O site de notícias do mercado financeiro Bloomberg mostra que a China está emprestando grande soma de dinheiro para Hugo Chavez com base nas receitas futuras de petróleo. Isto é, a China empresta dinheiro cobrando juros abaixo do preço de mercado porque a Venezuela passa a dever um ativo (petróleo). A Venezuela paga 6% de juros para a China por causa do ativo, enquanto pagaria o dobro se fosse captar no mercado financeiro.

Considerando desde 2007, a grana chega a US$ 42,5 bilhões. A Bloomberg compara com os US$ 29 bilhões que os Estados Unidos gastou no Iraque reconstruindo o país entre 2002 e 2006.

Hugo Chavez chavez está usando o dinheiro para ganhar apoio popular, construindo residências, aumentando a infraestrutura do país e comprando mantimentos pars os supermercados "socialistas". Isto é, o dinheiro emprestado não está sendo investido em algo que dará retorno financeiro para o governo, o povo venezuelano está entregando seu futuro para pagar os chineses. E o pior é que o povo, com a visão míope de curto prazo, recompensa Hugo Chavez com votos.

Além dos ativos em petróleo, muito do dinheiro emprestado volta em forma de contrato com empresas chinesas.

A Venezuela gosta de lidar com qualquer governo que adote o anti-americanismo como bandeira. Pode ser islâmico (Irã) ou com tendências comunistas (China, Rússia). É a estupidez latino-americana em estado puro.

Nenhum comentário: