sábado, 20 de outubro de 2012

7 Conselhos para Padres e 2 para Blogs Católicos

-

A Igreja Católica está discutindo a Nova Evangelização, que, em suma, é um chamado para a proclamação do evangelho por padres e leigos. O grande padre Robert Barron (foto acima), autor da série Catolicismo e Reitor do Seminário de Mudelein, foi entrevistado por Brandon Vogt sobre a Nova Evangelização, porque Barron, em uma conferência para seminaristas, expôs 7 elementos chaves para que um padre seja evangelizador.

Na oportunidade, Vogt perguntou também sobre que conselhos Barron daria para blogs católicos, como este aqui. E Barro, para a minha alegria, citou São Tomás e Chesterton (os dois patronos do meu blog), nos seus 2 conselhos aos blogs católicos.


Os 7 elementos chaves para os padres são:

1) Tenha uma Relacionamento Próximo com Jesus Cristo.

Isto é, o padre deve amar Cristo profundamente. Realmente, sem amar Cristo, será impossível converter as pessoas.

2) Seja uma pessoa ardente em sua missão.

Isto é, o padre deve ter muito prazer e amor pelo o que faz, demonstrar alegria e entusiasmo.

3) Conheça a História de Israel.

Cristo completou as promessas do Velho Testamento, sem o entendimento de como Deus escolheu o povo judeu, ajudou este povo e o puniu quando ele deu às costas para Deus, não se pode conhecer Cristo completamente.

4) Conheça a cultura do seu tempo.

O padre deve saber onde está inserido, deve conhecer quais são as grandes males e benesses da sociedade. Barro cita uma recomendação do teólogo Karl Barth: "tenha a Bíblia em uma mão  e os jornais na outra".

5) Ame a Tradição da Igreja.

O padre deve conhecer os atos e pensamentos que formaram a Tradição da Igreja, deve saber sobre São Atanásio, Santo Agostinho, São Tomás, Santa Teresa D'Ávila, etc.

6) Tenha um coração missionário.

O padre deve estar pronto e ansioso para levar Cristo a todos os lugares.

7) Conheça e use a mídia do seu tempo.

O padre deve estar apto para defender o evangelho na tv, na internet, nos blogs, etc.

Então, Vogt perguntou que conselhos Barron daria para os blogs católicos de leigos. Padre Barron deu dois conselhos:

1) Não tenha medo de defender Cristo, diante de tantas pressões do mundo.

2) Estude a teologia da Igreja. Fica difícil e até perigoso defender Cristo se você não conhece o que pensa a Igreja. Aí Barron recomendou o entedimento da Bíblia e explicitamente a leitura de São Tomás de Aquino, G.K.Chesterton, John Newman, dentre outros.

Bom, eu costumo estudar a Bíblia e já li a Summa Teológia (de São Tomás) e alguns livros de Chesterton, daí meu amor por eles,  mas falta conhecer uma biblioteca inteira para saber mais sobre a doutrina da Igreja.

Abaixo, vai o vídeo com a entrevista do Padre Barron.





(Agradeço a indicação da entrevista ao blog de Mark Shea)

2 comentários:

Unknown disse...

Infelizmente há muita gente que até se esquece que em primeiro lugar tem que estar Deus, mesmo antes de tudo, inclusive da nossa própria vida. É por isso que eu acredito que há pessoas que conseguem viver bem solteiras. Faltar-lhes-á amor? Claro que não. Amam a Deus. E há que amar a Deus sempre sobre todas as coisas.

Pedro Erik Carneiro disse...

É verdade, Firehead. Muita gente não entende e não quer entender o amor à Deus e assim não entende e não quer entender religião.

Abraço,
Pedro Erik