sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Como deve ser o Governo, segundo a Igreja Católica?

-

Eu tenho outro blog que tem mais uso pessoal, uso apenas como meio para arquivar textos sobre o relacionamento entre a Doutrina Social da Igreja e a Teoria Econômica. Não costumo escrever muito lá, só incluir textos. O blog se chama Bloco 11, Cela 18 (se quiserem visitar).

Mas ontem vi um vídeo que explica de forma didática o que a Doutrina Social da Igreja pensa sobre como o governo deve se comportar. Resolvi colocar aqui como meio de divulgação da Doutrina Social da Igreja. Quando falo para os meus colegas economistas que a Igreja tem a melhor doutrina econômica e social, eles se assustam, porque não conhecem nada do que Igreja pensa. Não é ensinado nas faculdades.

A Doutrina usa dois princípios, que têm efeitos tanto econômicos quanto sociais: subsidiariedade e solidariedade. O vídeo fala apenas do primeiro.

Subsidiariedade é o princípio de que os problemas econômicos e sociais devem ser resolvidos preferencialmente por quem está mais próximo do problema. O que o seu filho come ou o que e onde ele vai estudar deve ser resolvido pela família, a questão dos mendigos nas ruas pode ser resolvida pela comunidade do bairro, o problema de tráfego urbano deve ser resolvido pelo município, o problema de fronteiras deve ser resolvido pelo governo federal. Nenhum deve ser meter no que deve ser resolvido pelo outro. A Igreja então exclui a intromissão do Estado em vários aspectos de nossas vidas. Mas também exige que participemos mais em nossa comunidade, ajudando nossos vizinhos e resolvendo os problemas de nosso bairro.

O princípio da solidariedade é o que nós somos responsáveis pelos outros. Devemos ajudar aqueles que precisam, devemos lutar pelo bem comum de todos.

Como diz o padre Barron: A solidariedade sem subsidiariedade pode descambar para o totalitarismo, engenharia social. A subsidariedade sem solidariedade pode resultar em uma sociedade marcada pelo individualismo sem limites. Os dois princípios se completam.

Abaixo, vai o vídeo sobre o princípio da subsidariedade. Pense nisso quando o governo resolver interferir naquilo que você deve comer ou estudar.




(Agradeço o vídeo ao site Aggie Catholics)

Nenhum comentário: