sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Pesquisa mostra o que os Católicos americanos querem que mude na Igreja após renúncia do Papa


Ainda bem a Igreja não é uma democracia, o que pensa a maioria não é justificativa para mudar a Igreja. Ela se move pelos desígnios de Jesus Cristo e não pela moda teológica do momento, já atravessou tantos períodos de crise interna, tantas heresias ameaçadoras, tantos ataques militares, tanta corrupção do clero, e sobreviveu fielmente aos desígnios de Cristo, como apoio do Espírito Santo.

Mas até que eu não fiquei muito triste com o resultado de uma pesquisa eita pela Pew Research nos Estados Unidos após a renúncia do Papa Bento XVI, a maioria dos católicos querem manter a Igreja como ela está, exemplo. E a pesquisa pelo menos teve o cuidado de perguntar se o entrevistado que se dizia católico frequentava as missas pelo menos uma vez por semana.

Certa vez, eu fui a um seminário no exterior, e o palestrante falava de uma pesquisa entre católicos e protestantes. Eu perguntei a ele a que católicos ele estava se referindo, pois existia o católico Bento XVI e a Nancy Pelosi, que na época era presidente da Câmara dos Deputados nos Estados Unidos (speaker) e se dizia católica, mas apoiava abertamente o aborto e o casamwento gay. O palestrante disse que realmente ele deveria ter visto isto, mas que simplesmente perguntou a pessoa se ela se considerava católica.

Bom, vamos aos resultados da pesquisa.

Peguntados sobre como deve ser o próximo Papa, 51% dos católicos americanos querem manter as posições tradicionais da Igreja. Quando a pessoa frequenta a Igreja, a percentagem aumenta para manter a Igreja como ela está (63%).  Interessante ver que a maioria dos se dizem católicos e tem grau de faculdade querem mudar a Igreja para "novas direções" (60%). Bom, seria o caso de ver se estes católicos frequentam a Igreja, o que a pesquisa não vez. Eu tenho grau de doutor, e não conheço nenhum colegados meus cursos de doutorado e mestrado que frequente a Igreja. Muito menos conhecem o que pensa a Igreja e por que ela pensa assim.


A grande maioria dos católicos gostam do Papa Bento XVI (74%), mesmo depois da renúncia, apesar de que eles gostavam mais do Papa João Paulo II. Eu gosto muito mais do atual papa, para mim, ninguém conhece os problemas do mundo moderno, a fragil fé dos católicos e os erros do clero do que Bento XVI e sabe como deve-se enfrentá-los. Pena que tenha assumido já tão idoso. Eu vou sentir muita falta dele.



Entre aqueles que querem mudar a Igreja foi perguntado o que eles queriam mudar. 19% dizem que deve ser mais moderna. É um termo vago, não se sabe muito bem o que isto significa. 15% querem que a Igreja seja mais firme contra pedofilia, eu concordo com eles. 14% querem que os padres possam casar. 9% querem permitir mulheres como padres na Igreja e que a Igreja aceite casamento gay.7% querem permitir contraceptivos.


Os resultados mostraram que os casos de pedofilia continuam ferindo a Igreja. A Igreja, sob Bento XVI, fez muito, e deve continuar a fazer para evitar que este desastre monumental não se repita no clero.

Quais deveriam ser os resultados de uma pesquisa desta no Brasil, saberíamos responder sobre os principais riscos que ameaçam a Igreja?


(Agradeço a pesquisa ao site Pewsitter)

Nenhum comentário: