sábado, 8 de junho de 2013

P: "Trantando Pessoas tão Deformadas, você se pergunta se existe Deus?", R: "Não, eu sinto amor".


 

Essa é a história do cirurgião ortopedista Dr. Joseph Dutkowsky (foto acima). Uma história de um homem que aos 57 anos era engenheiro e decidiu se tornar médico. Ele trata crianças e adultos com as mais diferentes deformidades, ele leva sua fé em Deus para tratá-las e sente Deus neles.

Vou traduzir apenas parte do vídeo da PBS abaixo, mas vocês podem ver toda descrição (em inglês) clicando aqui:

Vejam o vídeo

Watch Medical Ministry on PBS. See more from Religion & Ethics NewsWeekly.


DR. JOSEPH Dutkowsky (cirurgião ortopédico): este é um jovem que não possui uma parte genética de 6 cromossomos. 


Bob FAW, correspondente: Em uma clínica movimentada na zona rural do estado de Nova York, o cirurgião ortopédico Dr.. Joseph Dutkowsky vê centenas de crianças e adultos com deficiência por distúrbios que os deixaram aleijados ou deformados. Ou, como no caso de Omer King Jr. de 19 anos de idade, cego e surdo a partir de uma disfunção metabólica. 

Dutkowsky: (Falando ao paciente)  vamos puxar. Um, dois, três. 

FAW: Como médico, tudo que Dutkowsky faz é baseado na sua profunda fé católica. 

Dutkowsky: (Falando com enfermeira) Vamos tirar Jr. daqui.

"São Francisco disse: "para pregar o Evangelho sempre, se necessário usando palavras." E assim, você prega o evangelho agindo. As pessoas não precisam que eu faça uma homilia. As pessoas não precisam que eu ensine para elas. Elas precisam que eu cuide delas. Elas precisam que eu entre aqui com o amor de Deus e tente repartir este amor com elas da melhor maneira que eu possa. 

FAW: Seja tratando Omer Jr. ou dois pacientes com paralisia cerebral, Josie e Chris Rose. 
... 
Dutkowsky: Paciente assim querem que eu os ouça. Eles querem que eu escute a história deles, eles têm uma história, todos têm. 

FAW: Aos 57 anos Dutkowsky era engenheiro, aí ele diz que sentiu um chamado para ser médico. 

Dutkowsky: Eu apliquei para a escola de medicina e escrevi meu ensaio. Eu escrevi que queria usar tecnologias para ajudar pessoas com deficiências. Não há ninguém na minha família com deficiências. Eu não conhecia ninguém com deficiências quando eu decidi me tornar médico. Então, eu acho que foi um chamado do Espírito Santo.
 

FAWPara cada paciente, Dutkowsky usa uma abordagem à moda antiga, sem pressa, raramente encontrada na prática médica moderna hoje. 

Dutkowsky: Do ponto de vista espiritual, o que eu tento fazer é que se eu não posso curar o paciente, nem mesmo melhorar a condição do paciente, se eles estão sobrecarregados demais com a cruz que carregam, se eu ficar ali por um tempo com eles pode ser o suficiente para eles conseguirem forças para continuar.
.
 

Dutkowsky: É uma enorme responsabilidade. Eu peço a Deus para estar comigo e me ajudar, pois o que eu faço envolve enormes riscos.
 

FAW: Dutkowsky, toda semana, ele dirige mais de três horas para ver seus pacientes, muitas vezes vai rezando. 

Dutkowsky: É uma oração ao Espírito Santo. É o "Espírito Santo, alma da minha alma, eu Te adoro. Me iluminai, me guie e me conforte. Diga-me o que fazer. "

...

FAW: Tratando pacientes tão jovens com deficiência poderiam fazer a pessoa pensar que Deus não é misericordioso. Pode-se perguntar por que Deus permitiu isso a esta pessoa?


Dutkowsky: Não, eu não penso assim, por causa do que eu vejo quando vejo Omer Jr. Eu entro na sala e sinto o amor, é uma energia que vem de fora que me atrai.

FAW: Há pessoas, me perdoe, disformes, mal formadas, torcidas, aleijadas, e você consegue ver a semelhança com Deus nelas?

Dutkowsky: Sim, eu consigo. Eu vejo Deus em cada uma dessas pessoas.


Dutkowsky: Há dias que vou para casa chorando, porque o sofrimento é real. Mas partilhar sofrimento é uma benção. A profundidade do amor, a profundidade da compaixão, a profundidade de trabalhar com pessoas assim, isso é um privilégio.


 

Nenhum comentário: