terça-feira, 12 de novembro de 2013

Dar Dinheiro Barato para Quem Já tem, é o que faz o Banco Central dos Estados Unidos.


Não costumo escrever sobre economia neste blog, apenas no outro blog chamado Bloco 11, Cela 18 (que uso para manter textos sobre economia. Lá não faço traduções). Mas hoje, um dos coordenadores dos estímulos financeiros americanos, conhecidos como QEs (quantitative easing) pede desculpas e diz com todas as letras para que serve o Banco Central americano desde a crise de 2008: para dar dinheiro barato aos mais ricos (bancos). O dinheiro não chega a quem precisa mesmo depois de quatro QEs.

O texto está no Wall Street Journal.

Bom, acho que todo mundo que leu e leva muito a sério a encíclica Rerum Novarum da Igreja, sabe muito bem que o que produz desenvolvimento é o trabalho na liberdade para adotar o bem comum e não dinheiro barato (como doações ou bolsas famílias).

Leiam o pedido de desculpas de Huszar, o coordenador do primeiro QE adotado em 2009. Traduzo aqui apenas partes do texto em azul:

Eu só posso dizer: me desculpe, Estados Unidos. Como um ex-funcionário do Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos), eu era responsável por executar o programa central do primeiro mergulho do Fed com a experiência de compra de títulos conhecida como quantitative easing . O Banco Central continua a girar o QE como uma ferramenta para ajudar a economia. Mas eu vim para reconhecer que o que o Fed faz é apenas ser o maior sustento para o aplicadores de Wall Street em todos os tempos. 

Há cinco anos este mês, na Black Friday, o Fed lançou uma maratona de compras sem precedentes.O Fed disse que queria ajudar, através de um novo programa de compra de bônus enormes.
 
A minha parte da história começou há alguns meses depois. Tendo estado no Fed por sete anos, até o início de 2008, eu estava trabalhando em Wall Street na Primavera de 2009, quando recebi um telefonema inesperado para que eu voltasse para o Fed. O trabalho : a gestão que estava no coração da farra de compra de títulos , uma tentativa selvagem de QE para comprar 1.250 bilião dólares em obrigações hipotecárias em 12 meses. Incrivelmente, o Fed estava ligando para perguntar se eu queria o quarterback do maior estímulo econômico da história dos EUA. 
Eu tinha deixado o Fed de frustração,a credibilidade do Fed estava se desgastando. Mas eu arriquei e voltei.
 
Onde estamos hoje? O Fed mantém compra de cerca de US $ 85 bilhões de títulos por mês.
 
E o impacto ? Mesmo por cálculos mais ensolarados do Fed, os QEs agressivos em cinco anos geraram apenas alguns pontos percentuais do crescimento dos EUA. Por outro lado, especialistas de fora do Fed , como Mohammed El Erian da empresa de investimentos Pimco, sugerem que o Fed pode ter gerado apenas 0,25 % do PIB (ou seja , um mero 40.000 milhões dólares esbarram na produção econômica dos EUA ) . Ambas as estimativas indicam que o QE não está realmente funcionando. 
Mas os bancos americanos têm visto os seus preços das ações coletivas triplicarem desde março de 2009 .
 
Quanto ao resto da América, boa sorte. Uma vez que os QEs injetaram dinheiro implacavelmente nos mercados financeiros durante os últimos cinco anos, mataram a urgência de Washington para enfrentar uma crise real : a de uma economia estruturalmente defeituosa dos Estados Unidos.
 
Mesmo ao reconhecer falhas do QE, Bernanke afirma que algumas medidas por parte do Fed é melhor do que nenhuma (a posição que sua provável sucessora, o vice- presidente do Fed Janet Yellen , também abraça) . A implicação é que o Fed está devidamente compensando o resto da disfunção de Washington. Mas o Fed está no centro do que a disfunção. Os QEs se tornaram o novo "too big to fail" da política de Wall Street.


Nenhum comentário: