domingo, 15 de dezembro de 2013

Se a Igreja aprovar a eucaristia para divorciados, o que irá ocorrer?


No Brasil, a grande maioria dos padres e dos fiéis não respeita isso. Mas divorciados não podem receber comunhão, pois cometeram um pecado grave. Atualmente, existem muitos padres (no Brasil e no mundo, especialmente na Alemanha) que defendem que divorciados católicos que se casaram de novo possam receber a comunhão.

O especialista em lei canônica, Dr. Edward Peters, escreveu sobre os riscos que a Igreja corre se aceitar dar comunhão para divorciados que se casaram novamente.

Vou traduzir partes do texto dele (em azul):

Eu suspeito vamos ver mais disso nos próximos meses, alguns católicos, incluindo alguns prelados, chamando para a admissão de divorciados católicos que casaram novamente na Sagrada Comunhão. O Papa Francisco pelo seu estilo de governar não deve colocar um fim na discussão. Então, nós vamos ter que lidar com isso.  

Para mim, porém, a coisa é muito simples: ou a Sagrada Comunhão é Quem a Igreja diz ou não é; ou o divórcio e re-casamento é um pecado grave ou não é; ou aqueles que permanecem em pecado grave devem ficar fora da Sagrada Comunhão ou não.  

Agora, desde tempos imemoriais, a Igreja tem respondido a todas as três perguntas afirmativamente. Mas, se começasse a responder a qualquer uma dessas perguntas na forma negativa, a disciplina eucarística certamente (e imediatamente e drasticamente) mudaria para divorciados novamente casados, e, inevitavelmente, iria mudar por vários outros grupos, também. Aqueles que pedem esta mudança devem entender o que estão pedindo, e aqueles que são contra devem entender o que está em risco


---

Em suma, Peters está dizendo que a Igreja pode se destruir. Pois está arriscando o próprio corpo e sangue de Cristo na Eucaristia.

Você acha que eles pararão por aí, depois de pedirem a comunhão para divorciados?

Isto não significa que os divorciados irão para o Inferno, a Igreja os acolhe também, como acolhe todos os pecadores, assim como fez Cristo. Mas a Eucaristia é o grande pilar da Igreja, está relacionada à confissão, outro grande pilar da Igreja. Devemos procurar a pureza para receber a hóstia consagrada. Além disso, evitar dá Eucaristia para divorciados ensina o valor do casamento. Devemos pensar bem antes de ir para o altar. E depois de casados, procurarmos cuidar do outro para evitar o divórcio. Há casos ainda que a Igreja anula o casamento.

No Brasil, como eu disse, a grande maioria dos padres não respeita isso, e qual é o impacto no nosso respeito a Igreja? Somos o país do espiritismo, cujos aderentes batizam seus filhos e se casam na Igreja Católica.


Nenhum comentário: