segunda-feira, 21 de abril de 2014

Mais um Padre católico morto na Páscoa dos Cristãos Perseguidos


O muçulmano Michel Djotodia, líder do grupo rebelde Séléka tomou o poder violentamente da República da África Central em 2013. Ficou no poder apenas até janeiro deste ano, mas ele deu mais força a sua milícia muçulmana que ataca e mata cristãos. Os cristãos e outros reagiram e formaram o grupo Anti-Balaka que ataca muçulmanos.

A República Central-Africana tem maioria de cristãos, considera-se que apenas 15% são muçulmanos, mas eles conseguiram chegar no poder com Djotodia e o caos completo, com matanças por todo ladao, se estabeleceu. A guerra continua no País.

Esta semana, no meio do conflito, muçulmanos mataram o padre católico Labbe Christ Formane Willbona. Depois de matarem o padre, os rebeldes muçulmanos mutilaram o corpo dele.

É mais um padre que morre vítima de muçulmanos. Recentemente, falei do padre Lugt que morreu na Síria.

Na homilia de Páscoa, o papa Francisco pediu paz e mencionou os conflitos na Síria e na Nigéria, onde cristãos morrem e fogem às dezenas todo mês, mas não mencionou quem são os algozes.

Sobre a perseguição aos cristãos no Oriente Médio, na semana passada, o embaixador de Israel nas Nações Unidas, Ron Prosor, escreveu um artigo no Wall Street Journal sobre a perseguição a cristãos no Oriente Médio. Traduzo abaixo trechos do artigo.



Esta semana, como os judeus celebram o feriado de Páscoa, eles estão comemorando a história do Êxodo da Bíblia que descreve uma série de pragas infligidas antigo Egito que libertou os israelitas , permitindo-lhes fazer o seu caminho para a Terra Santa . Mas, ao longo do século passado, outro êxodo, impulsionado por uma praga de perseguição, varreu todo o Oriente Médio e está esvaziando a região da sua população cristã. A perseguição é especialmente virulenta hoje.

O Oriente Médio é o berço de três religiões monoteístas, mas algumas nações árabes parecem empenhadas em fazer da região o cemitério para um delas. Por dois mil anos, as comunidades cristãs espalharam-se na região, enriquecendo o mundo árabe com a literatura, cultura e comércio. Na virada do século 20, os cristãos formam 26% da população do Oriente Médio. Hoje, esse número caiu para menos de 10%. Governos intolerantes e extremistas estão afastando as comunidades cristãs que viveram no Oriente Médio desde que a sua fé nasceu.



Nos escombros das cidades sírias como Alepo e Damasco , os cristãos que se recusaram a se converter ao islamismo foram sequestrados, baleados e decapitados por combatentes da oposição islâmica. No Egito, multidões de membros da Irmandade Muçulmana queimam igrejas coptas cristãs, da mesma forma que uma vez destruíram sinagogas judaicas . E no Iraque, os terroristas têm deliberadamente como alvo fiéis cristãos. Este Natal passado, 26 pessoas morreram quando uma bomba destruiu uma multidão de fiéis deixando uma igreja do bairro sul da Dora, em Bagdá.

Nos últimos 10 anos, cerca de dois terços dos 1,5 milhões de cristãos do Iraque foram expulsos de suas casas. Muitos se estabeleceram na Síria antes de mais uma vez tornar-se vítimas de perseguição implacável. A população cristã da Síria caiu de 30% em 1920 para menos de 10% hoje.


A cena que se desenrola no Oriente Médio é sinistramente familiar. No final da Segunda Guerra Mundial, quase um milhão de judeus viviam em terras árabes. A criação de Israel em 1948 precipitou uma invasão de cinco exércitos árabes. Quando eles não foram capazes de aniquilar o Estado recém-nascido militarmente, os líderes árabes lançaram uma campanha de terror e de expulsão que dizimou suas comunidades judaicas antigas . Eles conseguiram expulsar 800.000 judeus de suas terras .

Hoje , Israel, que represento na Organização das Nações Unidas, é o único país no Oriente Médio, com uma população cristã em crescimento. A comunidade cristã aumentou de 34.000 em 1948 para 140.000 hoje , em grande medida por causa das liberdades cristãs que são oferecidas .

De tribunais às salas de aula e das câmaras do Parlamento para as câmaras de comércio , os cristãos israelenses são líderes em todos os campos e disciplina. Salim Joubran, um israelense árabe cristão, tem servido como um juiz da Suprema Corte desde 2003 e Makram Khoury é um dos atores mais conhecidos em Israel e o artista mais jovem a ganhar o Prêmio Israel, a nossa maior honra cívica.

Nações que espezinham os direitos de seu povo semeam as sementes da instabilidade e da violência. Esperemos que seja semeada a liberdade no Oriente Médrio, antes que seja tarde demais para os cristãos remanescentes da região.

---
Rezemos pela intercessão dos padres Labbe e Lugt.

Que os cristãos sobrevivam e vivam sua fé plenamente no Oriente Médio e na África.



(Agradeço a informação da morte do padre Labbe ao site Jihad Watch)

Nenhum comentário: