segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

BBC Reconhece Erro Contra Igreja Católica sobre o Nazismo.


Depois que o Papa Francisco visitou Auschwitz, em julho desse ano, a BBC fez um boletim de notícias no qual afirmava que a Igreja Católica silenciou durante o regime nazista de Hitler que devastou a Europa e matou milhões.

Daí, Lorde David Alton e o Padre Leo Chamberlain entraram com processo formal para que a BBC corrigisse essa informação.

Eu escrevi sobre o assunto no meu livro Teoria e Tradição da Guerra Justa: do Império Romano ao Estado Islâmico. Nele, eu mostro que não só a Igreja Católica não silenciou, como inclusive participou ativamente, com conhecimento e aprovação do Papa Pio XII, junto com generais alemães, de planos para assassinar Adolf Hitler. Em contraponto, no entanto, eu digo que Pio XII poderia ter sido mais ativo publicamente em suas homilias. Não concordo muito com a ideia de que isso faria Hitler mais violento contra católicos. Acho, que ele poderia ter abreviado a guerra. Mas leiam lá no meu livro. Eu também recomendo ótimas leituras sobre o assunto.

A BBC reconheceu depois de seis meses que a Igreja Católica não silenciou frente ao nazismo.

Vejam o texto abaixo do The Catholic Herald. O texto fala de Franz Jägerstätter, que eu coloco no meu livro como precursor moderno do "objector de consciência". Jägerstätter foi fantástico. Rezemos por ele.

BBC admits it underestimated the Church’s opposition to Hitler

Um comentário:

Isac disse...

Foi o caso semelhante da KGB; "Pio XII, o papa de Hitler"; posteriormente descobriu-se ser uma calunia, mas os estragos já tinham sido feitos!
Efeito Trump?