terça-feira, 1 de junho de 2010

Etiópia

Por falar em Etiópia (citei no post sobre Gaza abaixo), Abebe Gellaw, da Universidade de Stanford, no "Wall Street Journal" de hoje, nos mostra como está o país.

A Etiópia saiu de uma ditadura comunista sangrenta (de 1974 a 1991) para uma ditadura sangrenta que apóia o Ocidente (desde 1991). No mês passado, essa última ditadura, liderada por Meles Zenawi, que chegou ao poder depois de uma violenta guerra civil que durou 17 anos, fez uma eleição de araque e o governo conseguiu 544 das 546 cadeiras disponíveis do parlamento. As organizações internacionais denunciaram a eleição, mas o Ocidente (Europa e Estados Unidos) reagiu muito moderadamente, dizendo que a eleição não seguiu os padrões internacionais.

Gellaw reafirma que a Etiópia sob Meles, em termos de democracia, é a mesma que era sob Mengistu (o líder da época comunista): o estado e o partido no poder se confundem.

A única vez que a eleição foi mais ou menos aberta foi em 2005, o partido de Coalizão para a Unidade e Democracia foi muito bem, mas o governo reagiu rápido se declarando vencedor e atacando os oponentes. Forças de segurança abriram fogo em Addis Abada, matando 193 civis e ferindo aproximadamente 800. Líderes oposicionistas foram presos, acusados de traição e genocídio. Mas de 40 mil de apoiadores dos partidos de oposição foram presos em campos militares. Neste ano, Zenawi tomou medidas preventivas, fechando jornais e websites, proibindo passeatas, ameaçando organizações civis e fomentando divisões nos partidos oposicionistas. Alguns líderes oposicionistas foram presos também.

Enquanto isso, a nação continua muito pobre, extremamente dependente da ajuda comunitária internacional. E o Ocidente, na tentativa de manter um aliado contra o terrorismo, vai relaxando os princípios democráticos e a defesa dos direitos humanos.

Nenhum comentário: