segunda-feira, 14 de junho de 2010

Rebaixamento da dívida Grega: Moody’s “catching up”

A agência de risco Moody’s rebaixou em quatro níveis o grau de crédito da dívida soberana da Grécia. O grau de risco grego passou a ser considerado especulativo. A Moody’s é considerada a mais conservadora para alterar o grau de risco, entre as principais agências. A Standard and Poor’s, outra agência de risco, já tinha colocado a dívida grega em grau especulativo em abril.

O mercado norte-americano (o rebaixamento foi feito depois que o mercado europeu estava fechado) não reagiu à notícia. A justificativa é de que o mercado já estava precificando a dívida grega como especulativa. A Moody’s estava apenas alcançando ("catching up") o que o mercado já fazia.

O problema é que as agências de risco não são pagas para “catching up”. Pelo contrário, devem sinalizar o que deve ocorrer no mercado futuro. Além disso, a Moody’s estava acompanhando a economia grega, ou não? Rebaixar ou subir o grau de risco em mais de um nível significa que a Moody’s aparentemente não sabia de nada em relação às políticas econômicas da Grécia.

A Moody’s justifica a demora dizendo que queria saber mais detalhes do programa de ajuste do país. Mas hoje disse que, apesar de apoio do FMI e da União Européia, os riscos do programa são substanciais, por isso rebaixou. Não diga. Só agora ela viu esses riscos como substanciais? Eu me lembro de ter visto na televisão um pessoal quebrando tudo nas ruas de Atenas.

Nenhum comentário: