sábado, 31 de julho de 2010

Touradas e Aborto


No dia 29 de julho, o Parlamento da Catalunha tornou ilegal as touradas na região a partir de 2012. Nestas touradas há uma batalha entre um toureiro e um touro, conhecida como “estocada de muerte”. Foram 68 votos para transformar as touradas ilegais e 55 contra, 9 abstenções. Madri, pelo contrário, para se proteger de possíveis tentativas de grupos de proteção de animais, passou uma lei protegendo as touradas como “valor cultural”.

A aprovação na Catalunha da lei que tornou as touradas ilegais teve apoio sobretudo daqueles que pretendem separar a Catalunha do restante da Espanha. Por isso, alguns, como Daniel Hannan que escreve para o Jornal The Telegraph, dizem que a atitude do parlamento da Catalunha tem mais a ver com a idéia de separação da região do que com a proteção dos touros.

O toureiro Manuel Jesus, conhecido como El Cid, disse para o jornal The Independent:

“Eu sinto que aqui o búfalo é o que menos importa. Os nacionalistas catalãos estão usando as touradas como uma arma contra a Espanha, um jeito de dizer que eles não são espanhóis”

Além disso, o parlamento proibiu as touradas, mas deixou intacto uma tradicional festa catalã conhecida como Correbous, na qual os búfalos são caçados nas ruas com chifres pegando fogo.

Quem escreveu um ótimo artigo sobre o assunto foi Gerald Warner. Eu o considero o melhor blogueiro que conheço dos jornais ingleses. Ele mostrou que, enquanto na Europa e nas Nações Unidas há uma forte preocupação com os direitos dos animais, há um desprezo pela vida humana. O aborto é continuamente apoiado pela legislação européia e pela ONU.

O título do post de Warner é “Decent British revulsion towards bullfighting, in the land of the lunchtime abortion” (traduzo por: “Revolta de britânicos decentes contra as touradas, na terra do aborto na hora do almoço). Ele diz que desde 1967 mais de 7 milhões de crianças britânicas foram abortadas. Já pensou, 7 milhões de crianças em um único país? Quantas serão na China? 

Warner lembra, com muita sabedoria, o lema dos animais do grande livro de George Orwell “Revolução dos Bichos": “Four legs good, two legs bad” (quatro pernas bom, duas pernas ruim). Ele conclui dizendo que a União Européia e as Nações Unidas promovem um novo homem: “empacotado em celofane, afeminado por causa da saúde e da segurança, dedicado a prolongar sua existência sem sentido e desespiritualizada”.

Se você ler em inglês, recomendo fortemente a leitura do post de Gerald Warner. Está no site:
http://blogs.telegraph.co.uk/news/geraldwarner/100049114/decent-british-revulsion-towards-bullfighting-in-the-land-of-the-lunchtime-abortion/

Nenhum comentário: