segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Aprovação de Obama

A caminho das eleições parlamentares em novembro, a aprovação de Obama despenca e continuamente vem atingindo níveis nunca alcançados desde a eleição. Atualmente, pela média das pequisas, 45,2% aprovam o governo e 49,5% desaprovam.

Hoje, há um editorial do Wall Street Journal sobre a falha de uma proposta do partido democrata sobre energia e mudança climática. O editorial finaliza dizendo que talvez a não aprovação dessa legislação, que era um carro chefe do Obama, pode, paradoxalmente, melhorar sua aprovação entre os leitores.

Em política, tudo pode mudar em questão de horas, mas as políticas liberais do governo Obama aprovadas no Congresso não estão dando resultado e os republicanos caminham para tomar a maioria, tanto na Câmara, como no Senado. Hoje, os candidatos democratas procuram se afastar do governo e o próprio Obama disse, em uma reunião com eles, que não vai participar da campannha para não atrapalhar.

Para mim, aí está o maior problema do Obama. Ele parece não se importar nem com os resultados de suas políticas nem com a queda na sua popularidade. É como ele achasse que ele tem razão e pronto, por isso vai continuar suas políticas sem observar os resultados, nem a aprovação dos eleitores. Dizia-se, nas eleições, que o Obama seria o presidente pós-racial e bi-partidário, o que não aconteceu. Agora, percebe-se que Obama se comporta como um presidente pós-política.

O que Maquiavel acharia disso? O resultado das urnas vai mostrar o que os eleitores acham e isso pode reverter o comportamento de Obama.

Abaixo, veja a evolução da aprovação do governo do Obama, desde o começo do governo. A fonte é o site Real Clear Politics: http://www.realclearpolitics.com/epolls/other/president_obama_job_approval-1044.html


Aprovação do Governo Obama

Nenhum comentário: