sábado, 28 de agosto de 2010

Blair e Brown

Eles são escoseses, dividiram o mesmo escritório e eram muito próximos. E, segundo alguns, decidiram não concorrer um contra o outro para serem líderes do partido trabalhista inglês. Tony Blair torunou-se primeiro ministro inglês em 1997, como o mais novo primeiro ministro desde 1812. Em seu governo, que durou 10 anos, levou seu partido mais para o centro, no que foi chamado de New Labour. E forneceu apoio para ações do governo Bush dos Estados Unidos na guerra contra o terror. Gordon Brown foi ministro das finanças de Blair (Chancellor of the Excherquer), mas a relação dos dois foi bastante tempestuosa.

Agora, o jornal The Sunday Telegraph revela que o governo americano alertou Blair que não gostou de Brown e não via com bons olhos que este o sucedesse. Brown  havia se mostrado raivoso durante uma reunião em Washington com a Condoleezza Rice, em 2007. Brown está a esquerda de Blair ideologicamente e é menos inteligente e articulado do que Blair.

A partir daí, Blair passou a tentar se manter no poder até 2008 e procurou preparar David Milliband (seu ministro do meio ambiente), mas foi surpreendido pela eleição de Brown como líder em junho de 2007. Renunciou e, três dias depois, Gordon Brwon era o novo primeiro ministro.

Tony Blair vai lançar uma autobiografia chamada A Journey esta semana. Veremos se ele confirma a reação norte-americana a possível ascendência de Brown.

O governo de Blair procurou uma posição mais de centro para o partido trabalhista mas não executou reformas importantes e inchou o estado, aumentando em muito a burocracia. O governo Brown foi um desastre que durou três anos. No final do governo, durante a crise econômica, Brown, para mim, era um poço de más idéias. Acabou passando o poder para uma coalizão esdrúxula formada por conservadores e a extrema esquerda.

Durnate seu governo, Gordon Brown foi acusado de ameaçar servidores públicos e foi visto em plena campanha xingando uma eleitora de fanática quando ela perguntou sobre imigração. Depois teve que ir à casa da eleitora para se desculpar.

Parece que os americanos estavam certos. Não só eles, mas os ingleses também tiveram dificuldade para lidar com Brown.

Nenhum comentário: