quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mercado Financeiro: 10 Razões para se Preocupar



Em um artigo no Wall Street Journal na sexta-feira passada, Brett Arends expõs 10 razões para que os investidores se preocupem com um possível crash (queda abrupta dos valores das ações) na bolsa americana. Este post, de certa forma, completa o que escrevemos no post chamado "Mau Agouro Hindenburg".

Como lembra Arends, não estamos prevendo o futuro, mas expondo as condições do mercado atualmente e mostrando o que ele aponta para o futuro.

Aqui vão as 10 razões de Arends:

1)  O mercado já está caro. Os valores das ações não refletem proximidade com os riscos associados.

2) O Banco Central americano (FED) está nervoso com a deflação e aumenta a base mometária. Isso deve reduzir os juros de longo prazo.

3) Muita gente está na base compradora. Isto é, muita gente está achando que o mercado deve ser positivo no futuro. O tempor para comprar é quando muita gente está achando que o mercado vai cair.

4) Deflação já é um fato. Os preços ao consumidor está em queda o que afeta os preços de todos os ativos (casas, salários, etc.). Mas a economia americana está muito endividada. Deve haver dificuldades para honrar as dívidas.

5) As pessoas estão devendo muito. 

6) O desemprego está muito elevado.

7) O mercado imobiliário está um desastre. Bancos aumentaram a retomada de imóveis não pagos.

8) Dia do Trabalho está chegando. Essa é uma razão psicológica. A maioria das crises nas bolsas americanas ocorreram entre setembro e outubro. O Dia do Trabalho nos Estados Unidos este ano cai no dia 6 de setembro.

9) A administração Obama não consegue estabelecer liderança, mostrar caminhos.

10) Todos os indicadores estão apresentando sinais pelo menos amarelos.

Arends conclui: "Diante de todas essas circunstâncias, eu ficaria feliz de comprar ações baratas se elas tivessem baratas, mas não se elas estivessem caras. Vê a razão 1 acima (In this environment, I might be happy to buy shares if they were cheap. But not so much if they're expensive. See No. 1 above.)

Nenhum comentário: