quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O que Fazer Quando em Recessão: Reagan vs Obama


O jornal Wall Street Journal de hoje traz um relevante artigo que fornece bastantes dicas sobre como o que deve um país fazer para se recuperar de uma recessão econômica. O modelo adotado por Obama não tem surtido efeito (aliás, eu, junto com milhares de economistas, antevi isso), uma vez que o modelo keynesiano de usar gastos públicos para recuperar a economia não tem histórico de sucesso, apesar do esforço dos economistas keynesianos para mostrar que foi um sucesso antes da Segunda Guerra.

Tanto isso é verdade, que os economistas do governo Obama já começam a deixar seus cargos e aparentemente o secretário do Tesouro Tim Geithner é o próximo a sair. Hoje mesmo foi anunciada a saída de Lawrence Summers (professor de Harvard, ex-secretário do Teosuro na gestão Clinton) como chefe do Conselho Econômico Nacional. Antes dele, Christina Romer e Peter Orszag já haviam deixado a administração Obama.

O jornal faz uma comparação dos resultados econômicos do Obama com os de Regan.

A recessão de Obama  durou 18 meses, segundo o National Bureau of Economic Research - NBER. Começou em dezembro 2007 e terminou em julho de 2009. Mas há controvérsias se já acabou ou se vem uma nova recessão no futuro próximo.  A de Reagan durou 16 meses, também segundo NBER. Iniciou em julho de 1981 e finalizou em dezembro de 82.

O que salta aos olhos de qualquer um é a fraqueza da recuperação em Obama frente a recuperação feita nos anos de Reagan. Como mostra o gráfico acima.

Em 1983, a recuperação superou o pico do PIB anterior rapidamente. O crescimento foi de 4,5% em 1983, 7,2% em 1984,  4,1% em 1985 e continuou crescendo nos anos 80. O mais extraordinário, para mim, é o crescimento de 1984, elevadíssimo para um país desenvolvido e mesmo para um subdesenvolvido.

Com Obama, o PIB permenece 1,3% abaixo do pico anterior (quarto trimestre de 2007). Houve um crescimento de 5% no quarto trimestre de 2009 mas ocorreu uma forte desacelaração em 2010 para 1,6% no segundo trimestre deste ano.

Reagan em 1983 cortou tributos, reduziu a carga das regulações, reduziu juros. Com Obama, não há como reduzir mais juros, eles já estão em praticamente 0%, mas os tributos estão aumentando e novas regulamentações chegando.

São situações econômicas diferentes é certo, elas nunca são idênticas, mas as perspectivas do modelo Obama nunca foram boas, pois é o mercado privado que consegue alavancar com segurança a economia e não o governo, e agora, depois de muito tentar, com a persistência das altas taxas de desemprego, Obama começa a abandonar o seu modelo econômico.

Voltem para as pranchetas keynesianos e, principalmente, para os livros de economia e história!!

Nenhum comentário: