terça-feira, 21 de setembro de 2010

Silêncio da Al-Qaeda


O site de inteligência Stratfor fez um interessante texto sobre a relação entre as celebrações de 11 de setembro e o grupo terrorista al-Qaeda.

Regularmente, nos anos anteriores, a mídia relacionada a al-Qaeda lançava várias manifestações dos líderes do grupo para reafirmar a posição deles em relação aos ataques ao World Trade Center de Nova York em 11 de setembro de 2001 . Em 2010, no entanto, ouviu-se o silêncio desses líderes e eles não apareceram nas imagens dos vídeos. O que será que está ocorrendo com os terroristas?

No primeiro ano dos ataques em 2002, a al-Qaeda soltou muitas mensagens. Essas mensagens incluem um vídeo chamado The Nineteen Martyrs (Os Dezenove Mártires), para lembrar os 19 terroristas dos aviões que derrubaram as torres gêmeas, um livro de al-Ansar contando as histórias dos ataques, um fita de áudio de Ayman al-Zawahiri, uma declaração do "escritório" da al-Qaeda, uma declaração do "porta-voz" do grupo Abu Ghaith e no dia 7 de outubro o próprio Osama bin Laden enviou uma mensagem ao público americano para atacar a invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos.

Em setembro de 2003, foi liberado, via a rede de televisão Al Jazeera, um vídeo de bin Laden e al-Zawahiri andando nas montanhas e fazendo homenagens aos ataques de 11de setembro.

No outro ano, em 2004, uma mensagem de áudio de al-Zawahiri foi disponibilizada no mesmo dia de uma ataque à embaixada da Austrália em Jacarta, Indonésia. Além de um vídeo sobre o "martírio" de al-Ghamdi

Em setembro de 2005, uma mensagem de vídeo do americano Adam Gadahn, americano que fala pela al-Qaeda, no qual ele ameaça atacar Los Angeles e Melbourne. Al-Zawahiri também apareceu em um vídeo que continha o "martírio" de Mohammad Sidique Khan, líder dos ataques ao metrô de Londres no dia 7 de julho daquele ano.

Em setembro de 2006, tanto Gadahn e Zawahiri apareceram em um vídeo (foto acima). As-Sahab, um ramo de jornalístico da al-Qaeda, também fez um mensagem de vídeo intitulado Knowledge is for Acting Upon: The Manhattan Raid (podemos traduzir por "Para Conhecimento: O Ataque a Mahanttan"), uma entrevista com al-Zawahiri, além de um vídeo que mostrava bin Laden planejando os ataques de 11 de setembro.

Em setembro de 2007, um vídeo foi disponibilizado pelo As-Sahab que mostrava bin Laden flando e se chamava The Solution, além de um áudio com uma mensagem de bin Laden e outra de Abu Musab al-Shehri preparando os ataques de 11 de setembro.

Em 2008, mostrou-se um vídeo de al-Zawahiri criticando o Irã (?) por ajudar os americanos no Iraque e no Afeganistão. Outro vídeo chamado Results of 7 Years of the Crusades (Resultados de 7 Anos dos Cruzados) e outra mensagem de al-Zawahiri.

No ano passado, As-Sahab soltou um vídeo que continha uma gravação e apenas uma foto de bin Laden dirigindo uma mensagem ao povo norte-americano. Além de um vídeo chamado The Path of Doom (A Trajetória para a Dwestruição) de al-Zawahiri.

Este ano, foi disponibilizado apenas um vídeo da As-Sahab que continha um gravação com uma foto de al-Zawahiri. O vídeo foi chamado A Victorious Ummah, a Broken Crusade: Nine Years after the Start of the Crusader Campaign (Um Umã Vitorioso, Uma Cruzada Lançada: Nove Anos depois do Começo da Campanha das Cruzadas).

A história dos vídeos e mensagens mostra um declínio na investida da al-Qaeda à mída. E a mensagem deste ano não trouxe nenhuma posição ou ameaça novas do grupo, foi uma montagem do passado. Além disso, já faz um ano que não se vê vídeo com um líder da al-Qaeda.

Stratfor aponta alguns fatores para a queda nas mensagens da al-Qaeda. Pode ser: 1) Eles estão preparando um ataque, mas já ocorreram pronunciamentos em anos de ataques como em Madri (2004) e em Londres (2005); 2) Ações de Hackers que inibem a exibição dos pronunciamentos. Pode ser, mas há ainda sites abertos que propagam a al-Qaeda; 3) As inundações no Paquistão, mas as mensagens são geralmente feitas em diferentes períodos; 4) Ataques dos Estados Unidos ao Paquistão e às fronteiras do Afeganistão desde agosto de 2008, usando UAVs (unmanned aerial vehicles - armas aérias não-pilotadas). Mais de 1000 pessoas já morreram nestes ataques, incluindo líderes da al-Qaeda. Stratfor acha que esta é a melhor explicação. Mas ressalta, que pode ser a confluência dos fatores.

Em todo caso, ainda há tempo, infelizmente, para novas mensagens e vídeos ameaçadores da al-Qaeda.

Nenhum comentário: