sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Demissão de Juan Williams

O grande debate hoje nos Estados Unidos é a demissão do jornalista Juan Williams (foto) da National Public Radio (NPR). Antes de falar da causa da demissão, permitam-me que eu contextualize.

Williams tem uma posição de esquerda moderada e trabalha em vários órgãos de imprensa.  Mas é mais conhecido por aparecer regularmente na Fox News, seja no programa de Bill O'Reilly ou no de Sean Hannity. Fox News é o canal de notícias da Tv a cabo mais assistido nos Estados Unidos e tem um posição conservadora da política, no qual sempre reforça a necessiade de menos intrusão do governo seja na economia ou em questões sociais. Pense em um Globo com uma posição ainda mais clara em favor dos conservadores. A Fox é odiada pela esquerda norte americana.

Williams era proibido pela NPR de dizer na Fox News que tinha um contrato na NPR. A NPR não queria ser vista pela esquerda como próxima da Fox News.

A NPR recebe dinheiro público (!) e recentemente recebeu ajuda de 1,8 bilhões de dólares de George Soros. Soros é aquele multi-milionário que um dia quebrou as bolsas de valores do mundo (Armínio Fraga trabalhou para ele) e hoje se dedica a patrocinar todo tipo de ONG da extrema esquerda. 

Eu, sinceramente, não tenho muita paciência com Williams, não gosto de meio termo e ele sempre procura relativizar, detesto isso.

Mas qual foi a causa da demissão? Para explicar, eu tenho de explicar o encadeamento dos acontecimentos.

Bill O'Reilly, que tem o programa na Fox que é mais assistido da TV a cabo norte-americana no horário nobre, está lançando um livro. Neste processo, ele aparace em vários canais de TV para fazer campanha pelo livro, como acontece com qualquer um nos Estados Unidos. Quem quer vender deve encarar tanto programas que apoiam suas posições políticas como os aversos a ela. É uma tradição saudável também acirra o debate.

O'Reilly foi em programa chamado The View feito por cinco mulheres que é assitido basicamente por esquerdistas. Neste programa, ele foi confrontado com questões sobre os muçulmanos. Na resposta, ele disse que "os muçulmanos" eram responsáveis pelas guerras atuais e pelo terrorismo. Ao não dizer "muçulmanos radicais", mas simplesmente, "muçulmanos", criou-se um clima de confornto no programa que foi debatido durante toda a semana passada.

O'Reilly explicou que quando os nazistas atacavam na Segunda Guerra, se dizia que eram os "alemães" atacando e não os "alemães radicais", além disso, os chamados muçulmanos moderado silenciam e não procuram derrotar os radicais em seus próprios países. São os ocidentais que precisam fazer o trabalho.

O processo de discussão acabou sendo vencido por O'Reilly e ele continuou explorando o debate. Ato contínuo, ele chamou Williams ao seu programa e perguntou o que ele achava. Ele disse que não era um fanático conservador e que sua história era toda em defesas dos direitos sociais, mas "quando ia voar e via alguém vestido como muçulmano ele tinha medo" . Bom, essa frase foi suficiente para provocar a demissão de Williams.

Hoje, qualquer site ou jornal nos Estados Unidos está falando sobre o tema.

A minha opinião é simples, ele não merece a demissão e a posição da NPR causará problemas para ela (possivlemente perderá aportes públicos), mas quem tenta ficar no meio termo acaba não convencendo nenhum lado, nem o outro.

Quem quiser ver a reação de O'Reilly sobre a demissão de Williams, acesse:

http://video.foxnews.com/#/v/4382209/a-disgraceful-decision-by-npr/?playlist_id=87485

Nenhum comentário: