segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Papa e a Camisinha: Agora Pode?



Houve um grande rebuliço, ontem e hoje, no mundo todo sobre uma declaração do Papa que sairá em um livro (Ligth of the World, the Pope, the Church and the Signs of the Time de Peter Seewald, na foto com o Papa) que será lançado no próximo ano, no qual ele responde a uma pergunta sobre se a Igreja é contra em princípio ao uso de camisinha. Ele responde

She of course does not regard it as a real or moral solution, but, in this or that case, there can be nonetheless, in the intention of reducing the risk of infection, a first step in a movement toward a different way, a more humane way, of living sexuality.”

(Ela, a Igreja, não considera que a camisinha seja uma solução nem moral nem real, mas, em um ou outro caso, pode haver, todavia, na intenção de reduzir o risco infecção, um primeiro passo na direção de uma maneira diferente, uma maneira mais humana, de viver a sexualidade)

Quando o autor pediu um exemplo para essa situação, o papa citou o sexo em prostituição. E lembrou:

 "[it is] a first step in the direction of moralization, a first assumption of responsibility, on the way toward recovering an awareness that not everything is allowed and that one cannot do whatever one wants."

(É um primeiro passo na direção da moralização, uma primeira compreensão da responsabilidade, na maneira que se assuma de novo uma consciência de que nem tudo é permitido e que uma pessoa não pode fazer tudo o que deseja).

O primeiro ponto a se destacar é que o papa não falou nada sobre o matrimônio.

Não falou de sexo no casamento, nem entre um casal em que um é soro positivo e o outro não é.

Como lembra Quentin de la Bedoyre, no site Catholic Herald, a proibição para uso de métodos de contracepção artificiais está em dois documentos da Igreja: Casti Connubii (1930) e Humanae Vitae (1968), e também no Catecismo da Igreja Católica, que falam exclusivamente sobre o casamento. 

Não há nenhum ordenamento na Igreja sobre contracepção fora do casamento, homossexual ou heterossexual.

Assim, o Papa não mudou nada em relação ao que a Igreja pensa. Ele não falou sobre o uso da camisinha como contraceptivo no casamento.

Camisinhas para prostituição,  quando a contracepção não é o problema, podem ser usadas para reduzir o risco de ampliação da infecção da AIDS. O Papa mostrou, inclusive, que isso era uma postura de consciência do risco e um primeiro passo na direção da moralidade desejada.

Peter Seewald deu uma pequena entrevista no site do Catholic Herald. Ele ressalta a jovialidade do Papa para lutar pelos princípios da Igreja. Se desejarem ver a entrevista dele, acessem aqui.

Nenhum comentário: