segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O Que Sabemos Sobre Mudança Climática? Resposta: NADA!



Um dos sites mais lidos do mundo por céticos em relação a possibilidade do homem provocar mudança climática (mudança climática antropogênica - MCA), como eu, é o site Watts Up With That que pertence a Anthony Watts. Ele tem vasta experiência em questões climáticas. Este site sempre explica cientificamente, com credibilidade, os problemas relativos ao MCA.

Ontem, o site publicou um artigo de Paul Murphy, que mostra as dificuldades para se determinar se realmente estamos em fase de mudança climática. Não se discute o MCA, apenas os problemas científicos de se determinar uma mudança climática.

É muito interessante, pois mostra que simples fatores estão indisponíveis para que se possa afirmar sobre uma variação radical no clima do planeta, como:

1) Não há uma base climática para avaliar alteração de clima. Então não sabemos se está ocorrendo mudança climática;

2) Não temos uma avaliação de custo-benefício, então não sabemos se a mudança será benéfica ou meléfica. Tanto ursos polares como faixas costeiras sobreviveram ao aquecimento do período medieval; 

3) E se ocorrer mudança climática, não sabemos quais são as causas, apenas conhecemos uma grande quantidade de possíveis causadores (sol, geologia, correntes marítimas, vapor de água, carbono, etc.);

Como não sabemos esses três fatores básicos, qualquer um que alegue que há mudança climática o faz sem qualquer suporte científico.

Pois é, todos já ouvimos falar que a ONU reuniu milhares de cientistas para determinar se há ou não mudança climática. Mas a verdade é que a grande maioria não é cientista metereológico e que muitas conclusões já foram reveladas como falsas, basta pesquisar no Google por Amazongate, Africagate, Himalaia gate e Climategate. Sem falar, que o próprio relatório da ONU não dá ceretza do MCA, apenas diz que é muito próvavel.

Eu sou um daqueles que acha que o meio ambiente virou patrimônio de comunistas, que procuramm usar a defesa da natureza como ferramenta política e apoio financeiro. São os chamados melancias,  verdes por fora e vermelhos por dentro. A ONU é dominada por eles.

Paul Murphy expõe muitos fatos científicos que necessitam atenção e estudo, recomendo a leitura do artigo.

Nenhum comentário: