sábado, 4 de junho de 2011

Economia do Obama

 

A economia americana está sob risco de novamente entrar em recessão, alguns falam em depressão, pois:
1) A  taxa de desemprego voltou a subir para 9,1%
2) O volume de emprego veio principalmente da Mcdonald's (pode acreditar);
3) A atividade no setor industrial caiu no mês passado em níveis nunca vistos desde 1984;
4) A venda de carros caiu 3,7%;
5) Os preços dos imóveis caem;
6) Os americanos estão bastante descrentes com relação a economia (61% acham que não vai melhorar). Estão mais pessimistas do que ano passado. 

Os analistas lembram todo dia na televisão americana, que apenas um presidente conseguiu se reeleger com a economia em recessão, Franklin Roosevel, em 1936.

O modelo econômico da administração Obama pode ser resumido em jogar dinheiro na economia, seja por meio do orçamento público ou por meio de emissão de moeda ou juros baixos do FED (banco central dos Estados Unidos).  Dólar parece nascer em árvore e todas as outras moedas sofrem com valorização e perdas de capacidade de exportação por causa disso.  

A economia Obama não tem funcionado, e agora?

Será que ele vai seguir as recomendações da oposição e procurar controlar a dívida pública que chegou a patamares extremamente preocupantes (14 trilhões de dólares), fazendo controle do orçamento? Ele vai incentivar o FED a alterar sua política de Quantitative Easing (liberação de dinheiro para os bancos emprestarem largamente), reconhecendo o erro da medida?

Seria jogar todo seu modelo no lixo e correria o risco de perder o apoio de quem depende do orçamento público. Acho que não, e os riscos para a economia americana só aumentarão. Por enquanto, os democratas e Obama defendem aumento dos impostos para conter o déficit público (o que seria desastroso para a economia).

Mas é possível com a proximidade das eleições. Talvez ele tente o modelo da oposição quando estiver próxima das eleições, não dando tempo para as medidas fazerem efeito, e chegará no páreo dizendo que o modelo também não funcionou. Mas corre o risco de medidas de contenção de despesas terem uma resposta muito positiva do mercado de forma imediata, dando razão aos republicanos.

Obama tem um carisma que engana muitos e muitos, mas ele é considerado cada vez mais vencível nas próximas eleições, falta apenas os republicanos arrumarem um bom candidato.

Nenhum comentário: