quinta-feira, 9 de junho de 2011

Uma Comédia sobre Terrorismo - "Four Lions"



Chesterton disse que um grande teste para uma religião é as pessoas riem dela. Isto é, permitir que as pessoas façam graça de seus fiéis, profetas, líderes, padres e de seus sacramentos. Com o cristianismo não falta nada, há muitas piadas de padres, muitas músicas e filmes sobre a religião e santos, nem sempre tão sadias.

Quanto ao Islamismo, qualquer manifestação cultural que faça alusão a religião muçulmana corre o risco de se tornar alvo de ataques terroristas, vide as charges que usaram o profeta Maomé na Dinamarca, ou o programa South Park que colocou Maomé no desenho.

No ano passado, foi lançado o filme Four Lions. É uma comédia usando um grupo de quatro terroristas nascidos no Reino Unido que planejam um ataque.

Um deles tenta armar um corvo para ser uma arma terrorista, outro vai ao Paquistão para defender oTalibã e acaba destruindo um campo de treinamento terrorista, outro quer destruir uma mesquita e dizer que o ataque foi feito pelas forças de segurança e assim fazer os moderados se radicalizarem e também virarem terroristas, e eles ainda planejam um ataque a maratona de Londres usando fantasias.

Bom, eu não achei muita graça. Não porque não acho legal fazer piada com religião, mas porque o filme trata de brincar com a idéia de destruir vidas humanas.

Abaixo o trailer do filme, que já ganhou alguns prêmios, mas não foi lançado no Brasil.


Nenhum comentário: