quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Newt Gingrich - A Nova (velha) Estrela contra Obama

-

Nos Estados Unidos, entre os candidatos que estão disputando as primárias do Partido Republicano para ver quem vai disputar a presidência do país contra Obama, a disputa está acirrada e meio montanha russa.  O candidato Mitt Romney mantém um bom percentual nas pesquisas há algum tempo, mas os eleitores conservadores do partido o odeiam e ficam procurando por outro.

Este outro já foi Michelle Bachmann, já foi Rick Perry, já foi Herman Cain, agora é Newt Gingrich (foto acima).

Eu espero que mudem até chegar no meu candidato preferido: Rick Santorum (fiz dois posts justificando esta minha escolha. Para os ver, cliquem aqui e aqui).  Mas, em todo caso, de todos os que já estiveram a frente nas pesquisas, Newt Gingrich é o melhor.

Ele já esteve entre os últimos lugares, sua campanha estava sendo desmontada, mas a fragilidade e a inexperiência de Bachmann, os vacilos de Rick Perry em vários debates, as acusações de abuso sexual contra Herman Cain, e as boas atuações nos debates levaram Gingrich para o segundo lugar ou mesmo a liderança, dependendo da pesquisa.

Nas últimas pesquisas, temos que na pesquisa Public Policy Polling, ele está em primeiro com  28%, contra 25% de Cain, e 18% de Romney. Na pesquisa do instituto McClatchy-Marist, Gingrich está na segunda posição, atrás de Romney (23% e 19%). Na pesquisa da rede CBS, Gingrich está na liderança junto com Cain (18%), contra 15% de Romney.

O ponto mais positivo de Gingrich é a sua longa experiência e a capacidade de articular muito bem o raciocínio, ao contrário dos outros três. Mas nesta longa experiência, há alguns percalços que pesam contra ele. Como quando mostrou apoio para partes do programa de saúde do Obama (que é completamente odiado por todos republicanos) e quando filmou ao lado de Nancy Pelosi (do partido do Obama), defendendo as políticas contra mudança climática. Ele já se arrependeu disto publicamente. Aqui vai uma lista de percalços do passado.

Além disso, pesa o fato dele ter traído sua ex-esposa. No ano passado, depois de ter se casado novamente, Gingrich se converteu ao catolicismo. Por outro lado, ele tem um histórico de defensor da vida, contra o aborto, que deve ajudá-lo entre os conservadores, ao contrário de Romney que vacilou muito neste aspecto.

Já tem gente perguntando se Gingrich é o novo Churchill, que já no fim da carreira, reapareceu para liderar o mundo contra Hitler. Bom, acho que é muito muito cedo para falar disto. Ainda nem começou as primeiras votações, mas certamente, o mundo sempre está precisando de um Churchill. Nunca é demais.

Abaixo, um vídeo mostrando como Newt Gingrich debate. Ele tem pouca paciência com perguntas idiotas de jornalistas e procura defender até os concorrentes do partido, dizendo que a mídia não vai conseguir desestabilizar o partido para fortalecer Obama.





(Agradeço o vídeo e as pesquisas ao site Weasel Zippers)

Nenhum comentário: