sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

É Natal - Profecias Messiânicas

-


Tempo do advento. Acima, quadro "Anunciação" de Fra Angélico. O site American Catholic preparou vários posts sobre as profecias messiânicas contidas no Velho Testamento.

Vamos a elas, faço marcações em negritos que lembram Cristo de forma mais acentuada:

Sabedoria 2:12-20:

12.Vamos armar ciladas ao justo, porque ele nos incomoda e se opõe às nossas acções. O justo reprova as transgressões que cometemos contra a Lei, e acusa-nos de faltas contra a educação que recebemos.13.Declara ter o conhecimento de Deus, e diz-se filho do Senhor.14.Ele tornou-se uma condenação para os nossos pensamentos, e até só o vê-lo já nos é insuportável.15.A sua vida não se parece com a dos outros, e os seus caminhos são todos diferentes.16.Ele considera-nos moeda falsa e afasta-se dos nossos caminhos para não se contaminar. Proclama feliz o destino dos justos e gaba-se de ter Deus como pai.17.Vejamos se é verdadeiro o que ele diz, e comprovemos o que lhe vai acontecer no fim.18.Se o justo é filho de Deus, Deus cuidará dele e o livrará da mão dos seus adversários.19.Vamos prová-lo com insultos e torturas, para verificar a sua serenidade e examinar a sua resistência.20.Vamos condená-lo a sofrer morte vergonhosa, porque ele mesmo diz que não lhe faltará socorro».

Salmo 21 (Salmo 22 na Bíblia Protestante):

1.Ao mestre de canto. Segundo a melodia A corça da aurora. Salmo de Davi. 2.Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes? E permaneceis longe de minhas súplicas e de meus gemidos? 3.Meu Deus, clamo de dia e não me respondeis; imploro de noite e não me atendeis. 4.Entretanto, vós habitais em vosso santuário, vós que sois a glória de Israel. 5.Nossos pais puseram sua confiança em vós, esperaram em vós e os livrastes. 6.A vós clamaram e foram salvos; confiaram em vós e não foram confundidos. 7.Eu, porém, sou um verme, não sou homem, o opróbrio de todos e a abjeção da plebe. 8.Todos os que me vêem zombam de mim; dizem, meneando a cabeça: 9.Esperou no Senhor, pois que ele o livre, que o salve, se o ama. 10.Sim, fostes vós que me tirastes das entranhas de minha mãe e, seguro, me fizestes repousar em seu seio. 11.Eu vos fui entregue desde o meu nascer, desde o ventre de minha mãe vós sois o meu Deus. 12.Não fiqueis longe de mim, pois estou atribulado; vinde para perto de mim, porque não há quem me ajude. 13.Cercam-me touros numerosos, rodeiam-me touros de Basã; 14.contra mim eles abrem suas fauces, como o leão que ruge e arrebata. 15.Derramo-me como água, todos os meus ossos se desconjuntam; meu coração tornou-se como cera, e derrete-se nas minhas entranhas. 16.Minha garganta está seca qual barro cozido, pega-se no paladar a minha língua: vós me reduzistes ao pó da morte.  17.Sim, rodeia-me uma malta de cães, cerca-me um bando de malfeitores. Traspassaram minhas mãos e meus pés:  18.poderia contar todos os meus ossos. Eles me olham e me observam com alegria,  19.repartem entre si as minhas vestes, e lançam sorte sobre a minha túnica.  20.Porém, vós, Senhor, não vos afasteis de mim; ó meu auxílio, bem depressa me ajudai.  21.Livrai da espada a minha alma, e das garras dos cães a minha vida.  22.Salvai-me a mim, mísero, das fauces do leão e dos chifres dos búfalos.  23.Então, anunciarei vosso nome a meus irmãos, e vos louvarei no meio da assembléia.  24.Vós que temeis o Senhor, louvai-o; vós todos, descendentes de Jacó, aclamai-o; temei-o, todos vós, estirpe de Israel, 25.porque ele não rejeitou nem desprezou a miséria do infeliz, nem dele desviou a sua face, mas o ouviu, quando lhe suplicava. 26.De vós procede o meu louvor na grande assembléia, cumprirei meus votos na presença dos que vos temem. 27.Os pobres comerão e serão saciados; louvarão o Senhor aqueles que o procuram: Vivam para sempre os nossos corações.  28.Hão de se lembrar do Senhor e a ele se converter todos os povos da terra; e diante dele se prostrarão todas as famílias das nações, 29.porque a realeza pertence ao Senhor, e ele impera sobre as nações. 30.Todos os que dormem no seio da terra o adorarão; diante dele se prostrarão os que retornam ao pó.  31.Para ele viverá a minha alma, há de servi-lo minha descendência. Ela falará do Senhor às gerações futuras e proclamará sua justiça ao povo que vai nascer: Eis o que fez o Senhor.

Isaías 7-11:16:

11.Pede ao Senhor teu Deus um sinal, seja do fundo da habitação dos mortos, seja lá do alto. 12.Acaz respondeu: De maneira alguma! Não quero pôr o Senhor à prova. 13.Isaías respondeu: Ouvi, casa de Davi: Não vos basta fatigar a paciência dos homens? Pretendeis cansar também o meu Deus? 14.Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco. 15.Ele será nutrido com manteiga e mel até que saiba rejeitar o mal e escolher o bem. 16.Porque antes que o menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, a terra, cujos dois reis tu temes, será devastada.

Isaías 9:1-7:

1.O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz. 2.Vós suscitais um grande regozijo, provocais uma imensa alegria; rejubilam-se diante de vós como na alegria da colheita, como exultam na partilha dos despojos. 3.Porque o jugo que pesava sobre ele, a coleira de seu ombro e a vara do feitor, vós os quebrastes, como no dia de Madiã. 4.Porque todo calçado que se traz na batalha, e todo manto manchado de sangue serão lançados ao fogo e tornar-se-ão presa das chamas; 5.porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz. 6.Seu império será grande e a paz sem fim sobre o trono de Davi e em seu reino. Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre. Eis o que fará o zelo do Senhor dos exércitos. 7.O Senhor profere uma palavra contra Jacó, e ela vai cair sobre Israel.

Isaías 66:7-9

Antes dos trabalhos de parto, ela deu à luz; antes de chegarem as dores, ela pôs no mundo um filho varão. Quem jamais ouviu tal coisa, quem jamais viu coisa semelhante? É possível um país nascer num dia? Pode uma nação ser criada repentinamente? Desde as primeiras dores Sião deu à luz seus filhos. Para que não desse à luz abriria eu o seio materno?, diz o Senhor. Eu que dou a fecundidade, o fecharia?, diz teu Deus.

Miquéias 5:1

1.Mas tu, Belém-Efrata, tão pequena entre os clãs de Judá, é de ti que sairá para mim aquele que é chamado a governar Israel. Suas origens remontam aos tempos antigos, aos dias do longínquo passado. 2.Por isso, (Deus) os deixará, até o tempo em que der à luz aquela que há de dar à luz. Então o resto de seus irmãos voltará para junto dos filhos de Israel.

Daniel 7:13-14:

13.Olhando sempre a visão noturna, vi um ser, semelhante ao filho do homem, vir sobre as nuvens do céu: dirigiu-se para o lado do ancião, diante de quem foi conduzido. 14.A ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos, todas as nações e os povos de todas as línguas serviram-no. Seu domínio será eterno; nunca cessará e o seu reino jamais será destruído.

Números 24:16-19:

16.oráculo de quem ouve as palavras de Deus e conhece a ciência do Altíssimo. Ele vê aquilo que o Todo-poderoso mostra, e entra em êxtase de olhos abertos:17.Eu vejo-o, mas não é agora; eu contemplo-o, mas não de perto: uma estrela avança de Jacob, um ceptro levanta-se de Israel, e esmaga as têmporas de Moab e o crânio dos filhos de Set.18.Edom tornar-se-á conquista, e o inimigo Seir será sua propriedade. Israel triunfará.19.Jacob dominará sobre os seus inimigos e acabará com os que ficarem na capital».



Nenhum comentário: