sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Avião de Espionagem Capturado no Irã

-

O Irã divulgou imagens do avião da CIA capturado. O avião pode ter caído em terras iranianas depois de ficar sem combustível ou por alguma falha mecânica.Ele aparentemente está intacto. Os oficiais americanos inicialmente se recusaram a comentar se o vídeo era verdadeiro, mas depois confirmaram as imagens.

O avião de espionagem é chamado sentinela RQ-170 e faz vôos sem tripulação e sem armas. Ele pode voar por horas sem ser detectado por radares e fazer fotografias de um altura não alcançada por muitas aeronaves. Certamente o avião fazia imagens das movimentações militares iranianas especialmente aquelas relacionadas a bombas nucleares. O custo do RQ-170 é de aproximadamente 6 milhões de dólares.

Quando matou Osama Bin Laden, os Estados Unidos perderam um helicóptero de guerra, que foi capturado no local pelo Paquistão. Agora, perde um RQ-170 para o maior inimigo do mundo ocidental no momento. Analistas dizem que a perda do RQ-170 é bam mais significativa do que a do helicóptero no Paquistão.

Obama se recusa a tentar recuperar o avião ou mesmo a comentar o incidente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro,
Uma máquina assim não portaria um gadget de autodestruição, já usados na IIWW?. Incompetêcia, arrogância, ou caso pensado?
abs
Elvio

Pedro Erik Carneiro disse...

Boa pergunta, Elvio.

Eu li um texto argumentando isso, não lembro aonde agora.

Mas agora complica, pois já há gente próxima ao avião, não é? Dever-se-ia ter feito isso antes.

Abraço,
Pedro Erik