sábado, 25 de fevereiro de 2012

China: Ameaça ao Mundo ou a Ela Mesma?

-

O editor internacional do jornal The Telegraph, Ambroise Evans-Pritchard, fez uma interessante análise do texto "China: Making Adversary" de Amitai Etzioni. O texto discute se a China é uma ameaça militar ao mundo ou não. Eu argumento que a China é uma ameaça a ela mesma.

Vamos ao artigo de Ambroise, depois eu levanto meus argumentos. Ambroise coloca os argumentos de quem acha que a China é uma ameaça militar e também daqueles que acha que não.

1) Aqueles que defendem que os Esstados Unidos devem se preocupar com o avanço militar chinês dizem:

O orçamento de defesa da China cresceu a 12.9% por ano, de 1996 a 2008, enquanto o PIB cresceu a 9.6%. Um relatório do Departamento de Estado força-tarefa concluiu que "o avanço a esta taxa é motivo de preocupação, mesmo com a interpretação mais benigna da motivação da China".
 

Os gastos militares dos EUA estão em declínio rápido. A Marinha dos EUA foi reduzido de 780 navios em 1989 para 280 navios de hoje, a menor frota desde 1916.

• A China está desenvolvendo capacidades assimétricas, orientadas especificamente para a luta contra os EUA. Eles citam os sistemas de áreas A2/AD, como anti-navio de mísseis balísticos, concebidos para negar o acesso dos EUA a aliados no teatro do Pacífico.

China está jogando seu peso militar ao redor do Mar da China Meridional, formando uma Zona Econômica Exclusiva e evitando assédio barcos de pesca. "Uma vez que torna-se claro, de alguns anos ou uma década, portanto, que os EUA não podem de forma credível defender Taiwan, a China será capaz de direcionar suas energias navais além da cadeia de ilhas no Pacífico para a cadeia de ilhas segundo (Guam) e no direção oposta ao Oceano Índico ", escreveu Robert Kaplan.
 

Alguns acrescentar que a restrição súbita da China das exportações de terras raras de metal usados ​​em alta tecnologia mostra as verdadeiras cores do país e falta de vontade de obedecer às regras comerciais básicas.

2) Aqueles que acham que a China não é uma ameaça militar argumentam:

• O Departamento de Defesa dos EUA exagera o orçamento militar chinês em US $ 150 bilhões. O banco de dados Gastos Militares da Paz de Estocolmo Instituto coloca-lo em US $ 100 bilhões. Os gastos com defesa da China como proporção do PIB tem sido constante, crescendo a 8% em linha com a economia.

Submarinos nucleares da China são um flop, supostamente tão barulhentos que são "alvos fáceis". A sua frota de bombardeiros nucleares armado é obsoleta. Eles têm 186 ogivas nucleares em comparação a 1550 implantadas nos EUA.

• A China é em grande parte isolada em termos militares. Os EUA tem aliados de vários tipos no Japão, Coréia do Sul, Singapura, Malásia, Filipinas, Indonésia, Tailândia, Índia,  e até mesmo
Vietnã agora.
 

• O país fez um grande esforço para aumentar de laços de cooperação com os países vizinhos através da ASEAN. Ela já estabeleceu 17 de suas 23 disputas territoriais na região, principalmente em termos moderados.

A visão predominante no partido comunista chinês é que a União Soviética faliu com uma corrida armamentista ruinosa contra os EUA.
 

China não tem usado os seus estimados $ 2 trilhões participações de dívida dos EUA como uma alavanca de poder (embora não possa fazê-lo sem pressionar o yuan, uma vez que as reservas são o outro lado da sua política cambial mercantilista).

Ambroise está do lado daqueles que acham que a China atualmente não é uma ameaça militar. E levanta outros pontos: 1) A política de apenas um filho na China, que tem criado uma nação de filhos únicos e que supostamente faria as famílias evitarem que seus filhos entrem em guerra; 2) A China ão tem histórico de avanço territorial. 

Bom, eu tendo a achar que a China não é representa uma ameaça militar no momento, mas em um país tão secreto em seus números econômicos deve ser mais secreto em seus avanços militares. 


Mas levanto outro ponto. 

Ontem eu vi uma análise do banco HSBC mostrando como a economia japonesa acompanhou a queda no crescimento da população. O gráfico é revelador em si mesmo. a linha vermelha é a queda na população e a linha escura é o crescimento econômico.


Não acredito que a politica de um filho apenas da China é um obstáculo para o avanço militar chinês. Afinal quando a família chinesa ver que o feto é menina, eles abortam. O que tem gerado milhões de solteiros, prontos gastarem energia em guerra.  

A China deve entrar em declínio da força do trabalho em 2017, segundo HSBC.




A política de um só filho é uma ameaça para a China como um todo, uma destruição doméstica. A China pode avançar militarmente, mas o país está fadado ao fracasso.  

O HSBC não discute a poltícia de um só filho na China, não defende sua extinção, nem nada, mas conclui que pode haver aumento de produtividade, mas os dias de crescimento econômico chinês acabaram.

Nenhum comentário: