terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Eleições no Irã: Quem vence? Khamenei ou Ahmadinejad?

-


O jornalista Don Coughlin fez uma interessante análise das eleições parlamentares que ocorrem no Irã esta semana. Ao que parece há uma disputa sobre quem representa a imagem do regime iraniano: o presidente Ahmadinejad ou o líder supremo Ali Khamenei (foto dos dois acima).

Khamenei reuniu  a guarda revolucionária e o líder do parlamento iraniano, Ali Larijani, e ordenou que a Guarda revoluionária e a milícia Basij garantam que as eleições parlamentares desta semana mostrem vitória daqueles que apoiam Khamenei. Isto é, o poder militar vai monitorar os eleitores para que mostrem apoio a Khamenei.

Não sei quais são as forças que Ahmanadinejad possui, nem o texto de Coughlin falou, pois a Guarda Revolucionária é o grande braço armado do país. Só se houver dissidência dentro da Guarda ou controlar outra milícia.  O Movimento Verde, liderado por Mir Hossein Moussavi, que quer democracia no país deve continuar sem poder nenhum, é odiado tanto por Ahmadinejad como por Khamenei.

O mundo olha para o Irã e pensa em guerra contra Israel, bomba nuclear e preço do petróleo.No momento, o petróleo do tipo brent está sendo negociado por volta de US$ 125 o barril, o valor mais alto desde abril de 2011, devido a fatores relacionados a corrida nuclear iraniana e a reduçao de oferta do produto. Seja quem ganhar, Ahmadinejad ou Khamenei, não deve trazer alívio para os preços, nem contenção da corrida nuclear no Irã. Israel, claro, continuar ameaçado. As declarações dos dois líderes são similares em termos de política externa.Mas deve havaer alguma diferença de ênfase que o regime fechado iraniano não permite que o mundo sabe.


(Agradeço a indicação do texto de Coughlin ao site Weasel Zippers)

Nenhum comentário: