quinta-feira, 29 de março de 2012

Conexões entre o Ventre e o Túmulo

-

Caros, li um texto muito bonito que faz 7 conexões entre o ventre de Maria e o túmulo de Jesus Cristo. Fiz a tradução do texto, permitam-me repartir com vocês.

O texto é de Micah Murphy, do site Truth and Charity. O autor faz a junção de quatro passagens dos quatro evangelistas  (João 19:38, Marcos 15:43, Mateus 27: 59 e Lucas 23:55-56) para fazer a análise. Vamos ao texto em azul.

Normalmente, caindo em 25 de março, 9 meses antes do Natal, Dia da Solenidade da Anunciação foi levado este ano para 26 de março, que deu muitas pessoas a oportunidade de participar da consagração total a Santíssima Virgem Maria. É justo que devemos consagrar-nos a Jesus por Maria durante a Quaresma, mas nesta solenidade, não podemos deixar de olhar para a Paixão e Morte de Cristo. Na Anunciação, o Verbo se encarnou pelo Espírito Santo e se fez carne no ventre da Virgem Maria. Em poucas semanas, comemoraremos o fim dessa vida. Em cada ocasião, olhamos para o outro, profundamente consciente de que o significado de um está envolvida em outro - Anunciação em que Deus se fez homem lembra-nos que Ele fez isso para pagar a dívida infinita do pecado, enquanto que a Paixão e Morte de Cristo que nos trouxe a salvação, nos faz lembrar que Palavra havia surgido 33 anos antes. Estes dois dias solenes do nosso calendário, um brilhante e esperançoso, o outro, escuro e agonizante, pertencem um ao outro, precisamente porque o útero sagrado de Maria foi um prenúncio do Santo SepulcroEu suponho que os nossos leitores estão familiarizados com os acontecimentos em torno de Cristo e Conceição Nascimento, mas muitos de nós não são tão familiares com os detalhes de sua morte. Para o efeito, vai ajudar a compilar todos esses fatos em um só lugar, colorido pelo autor (verde para João 19:38, vermelho para Marcos 15:43, azul para Mateus 27:59 e laranja para Lucas 23:55-56):

    
Depois disto, José de Arimatéia, um distinto membro do conselho, que estava à espera do reino de Deus, secretamente um discípulo de Jesus, por medo dos judeus, com coragem foi a Pilatos e pediu a ele para remover o corpo de Jesus. E Pilatos permitiu. Então ele veio e levou o seu corpo. Nicodemos, aquele que foi primeiro a chegar à noite, também veio trazer uma mistura de mirra e aloés pesando cerca de 100 libras. Eles tiraram o corpo de Jesus e o envolveram com panos limpos e especiarias, de acordo com o costume de sepultamento judaico. No lugar onde ele tinha sido crucificado havia um jardim, e no jardim um sepulcro novo, onde tinha mandado escavar na rocha, em que ninguémnunca tinha sido enterrado, em seguida, rolaram uma grande pedra na entrada do túmulo e partiram. Mas Maria Madalena e a outra Maria permaneceram sentadas ali, de frente para o túmulo. As mulheres que tinham vindo da Galiléia com ele seguiram atrás, e quando elas tinham visto o sepulcro e a maneira em que seu corpo foi colocado, eles voltaram e prepararam especiarias e óleos perfumados.


 Sem falar no fato de que tanto o útero como o túmulo tinham o Corpo de Cristo, aqui vão outras conexões entre o o Ventre e o Túmulo

   
1. São José, pai adotivo de Jesus, e São José de Arimatéia
       
Ventre: São José, pai adotivo de Jesus, era um homem justo e corajoso, que teve o cuidado de seguir costumes judaicos nupciais, mas também tinha algum medo de vencer.
       
Túmulo: São José de Arimatéia era um homem justo e corajoso, que teve o cuidado de seguir os costumes funerários judaicos, mas também tinha medos para vencer.

    2.
A novidade de Maria
       
Ventre: Maria foi uma criação totalmente nova, a única de sua espécie. Não me interpretem mal, ela era humana e tudo mais, mas ela era única, uma coisa inteiramente nova.
       
Túmulo: O túmulo de Cristo foi único e recém-escavado na rocha para ele.

    3.
A virgindade perpétua de Maria
        
Útero: Maria era virgem quando concebeu Cristo e permaneceu desde o nascimento.
        Túmulo: O túmulo era novo, nunca tinha realizado um corpo, e foi selado com uma pedra.
 
    4.
Maria Imaculada
       
Ventre: O Verbo se encarnou no seio de Maria Imaculada, cheia de graça. Como não poderia o ventre habitado por Deus ser um novo Jardim do Éden, cheio de graça?
        
Túmulo: Jesus Cristo foi colocado em um túmulo em um jardim, recordando as imagens do Éden.

    5.
O Espírito Santo
        
Ventre: A Virgem Maria foi coberta pelo Espírito Santo. Da mesma forma, o Espírito Santo ungiu Cristo desde o momento da sua concepção.
        
Túmulo: Nicodemos trouxe mirra e aloés para a unção do corpo de Cristo.

    6.
A humanidade de Cristo
        
Ventre: A Palavra de Deus assumiu a natureza humana em sua perfeição, limpa do pecado.
        
Túmulo: Jesus Cristo foi envolto em um pano limpo de linho no enterro.

    7.
A Igreja
       
Ventre: Durante a visitação, a prima de Maria, Isabel, prefigurava a Igreja, a espera de Cristo, quando ela cumprimentou Maria e antecipou o nascimento do Salvador.
        
Túmulo: Os seguidores de Cristo, homens e mulheres, reunidos, esperavam sua ressurreição, mesmo que eles não percebessem isso. 


A Anunciação nos aponta para a Paixão e Morte de Nosso Senhor. Mais do que isso, a Natividade de Cristo foi uma prefiguração da Sua Ressurreição. Como Sua vida começou, então Sua vida terminou, mas Ele ainda vive na Ressurreição. Como saiu do ventre no Natal, por isso Ele saiu do túmulo na Páscoa. Nós também somos capazes de compartilhar estas coisas:

    
"
Ou não sabeis que todos nós, que fomos baptizados em Jesus Cristo, fomos baptizados na sua morte? Pelo baptismo fomos sepultados com Ele na morte, para que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos por meio da glória do Pai, assim também nós possamos caminhar numa vida nova.Mas, se estamos mortos com Cristo, acreditamos que também viveremos com Ele"- Romanos 6:3-4,8

Vamos tentar passar o resto da Quaresma, morrendo para nós mesmos, vivendo o nosso batismo, para que possamos também prefigurar a nossa ressurreição para a glória pela maneira como vivemos hoje.

Nenhum comentário: